A arte de aplicação surgiu na Europa no século XVII como imitação dos trabalhos em laca oriundos da China e Japão. Figuras ou formas recortadas do papel são coladas em objectos de madeira, metal, vidro ou porcelana, tais como caixas, tabuleiros, vasos, pratos e bases de candeeiros.
Ferramentas
Tesouras pequenas de pontas finas e afiadas; vários pedaços de esponja sintética; um rolo de mão de borracha; uma faca pequena; pincéis de pêlo macio e de boa qualidade; um polidor (à venda nas lojas de artigos de desenho) ou uma colher pequena; um bloco de lixar forrado de feltro.
Material
Cola branca (PVA) (ou uma cola acrílica para vidro ou porcelana); fixador transparente em spray; lixa muito fina para aplicar seca ou húmida; se quiser, veladura e impermeabilizante; palha de aço muito fina; o verniz mais transparente que encontrar à venda e pó de pedra-pomes.
Preparação dos recortes óleo de linhaça para um acabamento perfeito em madeira; plasticina para segurar os recortes em posição.
Preparação
Impermeabilize o papel, depois recorte os motivos com a tesoura inclinada para que a beira inferior do papel fique também inclinada.
Lixe a madeira. Envolva o bloco de lixar numa folha de lixa e passe várias vezes na madeira, velha ou nova, até esta ficar lisa, limpando-a depois de cada passagem com um pano que não deixe fios. Depois, se quiser, aplique a veladura e em seguida uma camada de impermeabilizante. Se pretender pintar o objecto, aplique o impermeabilizante antes de pintar, Nos objectos de metal, remova a ferrugem e aplique depois o impermeabilizante.
Composição
Trabalhe num local sem poeiras. Utilizando pequenos pedaços de plasticina, coloque os motivos de diferentes maneiras sobre o objecto até conseguir uma disposição que lhe agrade; marque ligeiramente a lápis as posições. Barre com cola as costas dos recortes antes de os colocar definitivamente primeiro os maiores, depois os mais pequenos. Com os dedos limpos, retire a cola em excesso e as boinas de ar. Finalmente, limpe a restante cola com uma esponja húmida.
Estenda um pano limpo e húmido sobre o arranjo e passe cuidadosamente com o rolo, trabalhando do centro para as extremidades. Em seguida, mantendo o pano, faça pressão sobre as bordas dos recortes com o polidor ou as costas da colher. Deixe secar durante duas ou três horas.
Envernizar
Não envernize em dias húmidos, pois o acabamento pode ser afectado. Aplique 10 camadas de verniz, deixando que cada camada seque durante 24 horas. Entre as várias camadas, passe ao de leve e a seco com uma folha de lixa fina e limpe com um pano.
Quando a décima camada estiver seca, lixe a superfície para obter um acabamento liso e baço; utilize a lixa húmida em volta de uma esponja, mergulhando-a em água com sabão. Aplique mais 6 a 10 camadas de verniz, passando com a lixa húmida de três em três camadas, incluindo a última, e lixando a seco depois de aplicar as outras camadas. Alise suavemente com palha de aço fina.
Os objectos de madeira terão por último de ser polidos com uma mistura de uma colher de pó de pedra-pomes para duas de óleo de linhaça; esfregue com força e em seguida limpe com um pano e aplique cera branca.
UM PEQUENO CONSELHO
Para verificar se a madeira está lisa após ter passado com a lixa, esfregue a superfície com uns autocolantes velhos. Se puxar fios, é necessário repetir novamente a operação.