Os balaústres colunetas entre o piso dos degraus e o corrimão de uma escada podem ser fixados de diversas formas: junção a topo com pregos cravados obliquamente nas duas extremidades, junção a topo na extremidade superior e encaixe para a extremidade inferior, ou encaixes para ambas as pontas. Em alguns tipos de balaústres modernos, as extremidades encaixam em ranhuras e a separação é feita por meio de filetes de madeira.
Antes de tentar consertar um balaústre solto ou substituir um partido, verifique como foi fixado.
Como ajustar um balaústre solto
Se o balaústre estiver fixo por junções a topo nas duas extremidades, retire-o batendo-lhe levemente com um maço para trás na extremidade superior e para a frente na inferior. Limpe as duas faces da junção, aplique cola PVA e pregue de novo o balaústre.
Como consertar um balaústre danificado
Se o balaústre estiver fendido pelo veio da madeira ou rachado, mas não muito lascado, una as partes com cola PVA e aperte a junção atando-a com fio encerado. Deixe a cola secar durante 24 horas antes de retirar o fio.
Como substituir um balaústre partido
Retire o balaústre, se estiver fixo por junções a topo, seguindo o método indicado para ajustar balaústres. Corte o balaústre novo, que pode ser adquirido numa loja da especialidade, no comprimento adequado, usando O anterior como modelo ou medindo a altura entre o piso do degrau e o corrimão. Coloque o balaústre no lugar e fixe-o com cola e pregos.
Os balaústres de encaixe inferior podem ser retirados depois de despregar a junção a topo da extremidade superior. Em alguns casos, as arestas exteriores dos degraus possuem guarnições que, depois de removidas, permitem retirar o balaústre do encaixe puxando-o lateralmente. Corte o novo balaústre com o comprimento desejado, colando-o ao encaixe com cola PVA; cole e pregue a junção a topo superior.
Para remover um balaústre encaixado nas duas extremidades, corte-o rente à face inferior do corrimão e retire-o do encaixe inferior. Limpe os dois encaixes com um formão pequeno. Corte o novo balaústre no tamanho pretendido, deixando-o com uma folga de cerca de 10 mm quando inserido no encaixe do corrimão. Aplique cola nas duas extremidades, enfie o balaústre no encaixe do corrimão até onde for possível e em seguida deixe-o entrar no encaixe inferior.