Utilizar uma plaina correctamente exige uma certa habilidade: pratique as técnicas descritas mais adiante num pedaço de madeira até se sentir confiante para iniciar um trabalho.
Utilize um barrote para aplainar e alisar uma tábua de madeira que foi serrada. Fixe a tábua na bancada de modo que fique imóvel enquanto trabalha. Primeiro ajuste a plaina por forma a fazer um corte com a espessura de um postal, em seguida aplaine ao longo da tábua, fazendo um ângulo de 45° com o veio da madeira, começando cada movimento um pouco antes do ponto em que terminou o anterior. Verifique se a tábua está plana examinando-a frequentemente em comprimento.
Quando todas as saliências e irregularidades provocadas pelo serrote tiverem sido removidas, reajuste a plaina de modo a fazer aparas finíssimas e aplaine a superfície com movimentos firmes e rectos no sentido do veio.
Aplainar uma face
Prenda a madeira no torno
Faça pressão no nariz da plaina ao começar a cortar e alivie a pressão no final da passagem. Guie a plaina fazendo pressão com o polegar no nariz e deslizando os outros dedos ao longo da peça.
Acertar topos
Prenda a madeira o mais baixo possível no torno de bancada e trabalhe das extremidades para o centro em movimentos curtos para não lascar os cantos.
Como aplainar faces compridas
Fixe a madeira num torno de bancada entre dois pedaços de madeira. Verifique se a tábua se encontra paralela às maxilas do torno.
Coloque o nariz da plaina de modo a formar ângulo recto com a aresta e conduza a plaina fazendo pressão com o polegar e deslizando os outros dedos ao longo da face lateral da tábua. Faça sempre a passagem a todo o comprimento da peça. Utilize frequentemente um esquadro para assegurar que as faces estão à esquadria.
Acertar topos (topejar)
Fixe a madeira num torno de bancada o mais baixo possível e aplaine das extremidades para o centro, fazendo passagens curtas que não acompanhem todo o comprimento da tábua. Certifique-se de que o ferro da plaina está afiado.