Procure reparar um cano nestas circunstâncias antes que o gelo derreta e o cano comece a perder água. Logo que descubra que a água dentro do cano congelou — se, por exemplo, a água não correr na torneira —, examine-o à procura de danos. O brilho denunciador do gelo numa racha ou uma união com gelo em volta são reveladores de uma ruptura.
Como localizar um bloqueio
Os canos que congelam com maior probabilidade são os que estão à vista numa parede exterior. Se uma torneira não deitar água, procure seguir o trajecto da linha geral de alimentação para as diferentes derivações até encontrar o bloqueio.
Como vedar e descongelar o cano
Logo que localize uma ruptura, proceda imediatamente à sua reparação com equipamento próprio para tal ou uma massa epoxídica de reparação reforçada com ligaduras de fibra de vidro.
Depois de ter vedado o cano, envolva-o em sacos de água quente ou trapos quentes ou aplique calor sobre ele utilizando um secador de cabelo.
Como actuar em caso de ruptura
Se o cano descongelar antes de estar reparado, feche imediatamente a torneira de segurança geral ou localizada. Coloque baldes debaixo do ponto de ruptura para recolher a água, abra todas as outras torneiras e accione os autoclismos para esvaziar rapidamente a água das canalizações ou do depósito de água fria do sótão.
Execute a reparação do cano conforme as instruções acima mencionadas ou chame um canalizador.
Boa tarde!
Parabéns pelo artigo. Os novos canos em pvc são excelentes para evitar este tipo de problemas, pelo menos na nossa área geográfica que é Lisboa. Aqui, como não esfria muito não existe esse perigo.
Caso necessitem de mandar fazer trabalhos nesta área de canalizadores, somos especialistas à muitos anos e teremos todo o gosto em ajudar. Vejam o nosso site http://www.canalizadoreslisboa.com
Um abraço,
CARD