A rede de esgoto doméstico é constituída por um conjunto de colectores e caixas de visita que encaminham, de um modo separativo, as águas pluviais provenientes das coberturas e as águas residuais das instalações sanitárias e cozinhas para a rede geral de esgotos, quando esta existe. A rede geral de esgotos pode ser do tipo separativo ou do tipo unitário. No sistema separativo, existem duas redes distintas, uma destinada exclusivamente às águas residuais e a outra às águas pluviais, ao contrário do sistema unitário, em que a rede é única. Quando não existe rede geral, é necessário prever um meio receptor individual constituído por um ou mais poços de absorção (poços rotos), passando as águas negras (sanitas), e só estas, por uma fossa séptica para tratamento biológico da matéria orgânica nelas contida.
Caixas de esgoto
Poderão ocorrer cheiros ou inundações se a grade ou o sifão ficarem obstruídos com detritos originários do lava-loiça da cozinha ou com folhas caídas, por exemplo.
Para desobstruir a grade, calce luvas de borracha, remova quaisquer detritos com uma pá. retire a grade e mergulhe-a repetidas vezes num balde de água quente com detergente para a limpar completamente.
Limpe a grade três ou quatro vezes por ano para a libertar de gorduras e despeje nela, semanal ou quinzenalmente, um pouco de lixívia domestica.
Se a inundação não desaparecer depois de desobstruída a grade, é porque o sifão em U, situado mais abaixo, está entupido. De novo com luvas de borracha, retire os detritos do sifão com uma pá dobrada em ângulo recto ou com uma lata vazia. Se necessário, desfaça a obstrução com um cabo de vassoura velho. Desobstruído o sifão, enfie na caixa uma mangueira e ligue a água na máxima pressão ou despeje nela vários baldes de água. Em alternativa, encha a banheira de água e em seguida destape o ralo.
Canos de esgoto
Quando uma caixa de esgoto transborda, isso deve-se ao facto de o cano de esgoto para onde descarrega estar obstruído. Se a obstrução for localizada num ponto afastado da casa, as águas do esgoto irrompem à volta da tampa de uma das caixas de visita. Se o esgoto estiver apenas parcialmente obstruído, notará que a banheira, lava-loiça e lavatório esvaziam com lentidão Para localizar a obstrução, examine as caixas de visita. Retire as tampas, uma de cada vez, começando pela mais próxima de casa.
Se a primeira caixa de visita estiver vazia e tiver limpo a caixa de esgoto, a obstrução situa-se entre ambas.
Contudo, se a primeira caixa de visita estiver cheia, examine a seguinte, e assim por diante. Quando chegar a uma caixa que esteja vazia, a obstrução localiza-se entre esta e a anterior.
Para remover a obstrução, utilize um conjunto de varas flexíveis para esgotos, completo com ventosa de borracha e cabeça em forma de saca-rolhas. Monte a ventosa no extremo roscado da última varela. Em seguida, enrosque outras varas até obter o comprimento desejado. Empurre com força as varas pelo cano de descarga em direcção à obstrução, rodando-as no sentido dos ponteiros do relógio para que não se desenrosquem.
Se não conseguir desentupir o cano, retire as varas, rodando sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Substitua a ventosa pelo saca-rolhas e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, de modo a penetrar no corpo obstruidor até este se fragmentar e os detritos correrem pelo ligeiro declive do tubo.
Lave bem o cano despejando uma banheira cheia de água, puxando o autoclismo da retrete ou abrindo as torneiras de água fria da casa de banho. Lave à mangueira as paredes das caixas de visita, as bordas e as tampas ou limpe-as com baldes de água. Limpe as varas utilizando baldes de água com desinfectante, Deite fora as luvas.
Para impedir a emanação de cheiros das caixas de visita, poderá juntar as bordas das tampas com massa lubrificante de automóveis antes de as recolocar. Se todas as caixas de visita da sua propriedade estiverem cheias, então a obstrução situa-se no sifão da caixa mais próxima do colector. Contacte os competentes serviços municipais para que actuem nessa emergência.
Estas dicas são boas para quem gosta de trabalhos manuais, mas o meu conselho é que não se ponham a fazer um desentupimento assim sem mais nem menos.
Pode magoar-se (desde queimaduras a contracturas, passando por fracturas) e dificilmente deixará tudo como dantes. Além de que CHEIRA MAL!
Gostei bastante dos vossos conselhos, no entanto, não se esqueçam que em casos mais complexos o melhor é contratar uma empresa especializada em desentupimentos
Bom dia, deixo aqui o meu testemunho sobre uma situação que me aconteceu.
No fim-de-semana passado tive um entupimento com os esgotos da minha casa de banho, como não conhecia nenhum canalizador telefonei para uma das empresas que fazem desentupimentos e o valor que me pediram foi assustador tendo em conta a crise que estamos a atravessar, não fiquei por aqui e pedi ajuda à empresa que faz o condomínio do prédio onde moro que por sinal tem as instalações no mesmo edifício,estes muito simpaticamente deram-me o contacto de alguns canalizadores mas também me proposeram experimentar um produto que só eles comercializam.
Foi-me explicado que para além dos condomínios têm uma representação de produtos alemâes amigos do ambiente, neste caso deram-me a conhecer o desentupidor deles que pelo preço nem exitei em adquirilo, após 5 minutos da aplicação constatei logo a eficácia do produto, realmente é muito bom, não emite qualquer cheiro ou vapores e não estraga os canos apenas faz umas borbulhas na àgua.
Para além deste produto já adquiri outros que também são muito bons e que permitem poupar imenso dinheiro.
Deixo o nome do produto para que possam experimentar sem ter que recorrer a empresas especializadas que cobram o que querem.
O produto chama-se RF 2000, os contactos são: tel. 219403236 e o site é aalquimicos.com.
Recomendo também o Limpa tudo que eles têm (ALKO-SUPER), o limpa vidros e o desengordurante para a cozinha, são produtos fantásticos, já para não falar no limpa juntas dos mosaicos e ajulejos que ficam brancas como novas e sem esforço.
Excelentes dicas de desentupimentos. Continuem o bom trabalho