As ripas de madeira têm inúmeras aplicações. Com elas fazem-se molduras, estruturas para assentamento de telhas ou armações de base para placas de estale, folheados decorativos e outros revestimentos para paredes — v.reparação de telhados; revestimento de paredes. As medidas mais utilizadas são 38 x 16 mm c 50 x 25 mm.
Para o revestimento de paredes, fixe as ripas à parede com parafusos de cabeça de embeber e buchas, no caso de o reboco de parede não se encontrar em bom estado ou for muito espesso. Caso contrário, fixe-as com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as ripas ficam bem fixas.
A forma da estrutura depende tio tipo de revestimento a aplicar. Se utilizar placas de estafe (v. estafe), fixe uma ripa horizontal à parede a 2,5 cm do chão e uma outra a 2,5 cm do tecto. Com um nível, certifique-se de que as duas ripas estão perfeitamente horizontais; em seguida, com uma ripa comprida colocada verticalmente contra as duas ripas horizontais e o auxílio de um nível, verifique a intervalos regulares se elas estão alinhadas. Se não for esse o caso, introduza finas cunhas de madeira entre as ripas e a parede ate que as suas superfícies frontais fiquem perfeitamente alinhadas.
Fixe em seguida as ripas verticais, marcando os pontos de fixação de modo que o espaçamento entre as ripas seja igual a metade da largura das placas e que as juntas das placas assentem a meio de uma ripa. Verifique a posição de cada ripa com um nível e, se necessário, alinhe-as com cunhas de madeira.
Para este efeito, é mais prático e mais económico usar as placas de estafe de maiores dimensões, pois a sua aplicação exige um menor número de ripas. Contacte o seu fornecedor a fim de obter informações sobre o tipo mais conveniente de estrutura para fixação das placas. Fixe-as às ripas com pregos de cabeça larga.
Os folheados decorativos requerem uma estrutura sólida de ripas horizontais e verticais (engradado). Fixe ripas horizontais rentes ao chão e ao tecto e ripas verticais em cada uma das extremidades da parede. Se necessário, verifique e ajuste o alinhamento. Deixe entre as ripas verticais um espaço igual a metade da largura das placas. Fixe as ripas horizontais com igual espaçamento. Prenda as placas do folheado à estrutura de ripas com cola adequada ou com pregos de cabeça atarracada.