Existe o mito de que quanto mais difícil for apertar o parafuso, mais segura será a fixação. A verdade é outra — de facto, se apertar demasiadamente o parafuso, arrisca-se a rachar a madeira.
Os parafusos são fabricados numa variedade de materiais, entre os quais o ferro (aço macio), o latão, o cobre, o bronze e o alumínio. Quanto ao acabamento, podem ser ao natural, galvanizados, niquelados, estanhados, zincados, cadmiados ou cromados. Os parafusos mais vulgares têm rosca singela, mas outros possuem rosca dupla, o que reduz quase a metade o número de voltas necessárias para os apertar. Estes parafusos são suficientemente resistentes para poderem ser apertados com segurança com uma ferramenta eléctrica adequada.
Os parafusos são referenciados pelo material ou acabamento, pelo tipo de cabeça, pelo diâmetro, que é o da arreigada, e pelo seu comprimento total. Para cada diâmetro existem determinadas gamas de comprimento. Escolha as características dos parafusos em função da natureza do trabalho a executar. Existem cinco tipos principais de parafusos.
Parafuso de cabeça de embeber
A cabeça do parafuso é chanfrada em direcção â arreigada. O parafuso é apertado num orifício escareado, de modo que a cabeça fique rente ou ligeiramente abaixo da superfície da peça.
Parafuso de cabeça de lentilha
Parte da cabeça fica embebida, mas a superfície, elevada, fica visível. Utiliza-se para fixar ferragens decorativas.
Parafuso de cabeça de tremoço
É usado para fixar ferragens com furos não contrapunçoados, ficando a cabeça saliente. Podem ter efeito decorativo.
Parafuso de cabeça postiça
A cabeça tem um furo roscado onde se aparafusa uma calota esférica com espiga roscada. Não aperte demasiado.
Parafuso de segurança
Trata-se de um parafuso especial que, depois de apertado, não pode ser desaparafusado. Utilize este parafuso em fixações do tipo fecho e grampo quando pretender tornar impossível a sua remoção.
Pode encontrar no mercado quase todos os tipos de parafusos com uma só ranhura na cabeça ou com ranhuras cruzadas em forma de estrela.
Os chamados parafusos para chapa, auto-roscantes, são também utilizados para fixar chapas metálicas e de plástico. Quando introduzidos num furo com a dimensão adequada, são suficientemente resistentes para abrirem a rosca à medida que vão sendo aparafusados, proporcionando uma fixação segura. Muitas vezes, são fornecidos com os dispositivos de segurança para fixação aos caixilhos metálicos das janelas.
Como aparafusar duas peças de madeira.
Abra um orifício escareado para alojamento da cabeça e da arreigada na peça de madeira exterior e um furo inicial menor que o diâmetro da arreigada na peça interior.
Parafuso Phillips e chave de fendas Phillips, ou estrela embebido, utilize uma broca de escarear para alojar a cabeça. Abra na segunda peça de madeira um furo inicial ligeiramente mais pequeno que a arreigada.
Para unir peças pesadas de madeira, utilize parafusos de cabeça quadrada com cabeças em forma de porca, que se apertam com uma chave de bocas.
Como remover parafusos
Para retirar um parafuso renitente, tente prender um alicate de pressão à haste de uma chave de fendas normal ou utilize um arco de pua equipado com uma ponta de chave de fendas adequada. Pode também experimentar, tirá-lo com uma chave de vaivém. Trata-se de uma ferramenta especial que pode ser utilizada com uma grande variedade de pontas. Quando se exerce pressão no cabo, a ponta dá um solavanco e roda em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Esta chave pode ser ajustada para girar no sentido oposto, permitindo apertar com mais firmeza os parafusos.
Pode igualmente colocar uma chave de fendas de ponta resistente em ângulo na ranhura da cabeça do parafuso, batendo cuidadosamente com um maço no sentido em que o parafuso deve rodar, apenas o suficiente para o soltar. Se nenhum dos processos indicados resultar, recorra a um saca-parafusos. Para esse efeito, fure a extremidade do parafuso e enrosque o extractor; este gira no sentido oposto ao da rosca do parafuso, permitindo assim retirá-lo.
Para remover um parafuso enferrujado, aplique óleo penetrante e deixe actuar durante pelo menos seis horas. Existem também produtos químicos específicos que dissolvem a ferrugem em poucos minutos. Se necessário, aqueça o parafuso com um ferro de soldar. O calor, ao provocar a dilatação do metal, solta a ferrugem em poucos minutos, permitindo que o parafuso seja desenroscado. Como último recurso, solte a cabeça do parafuso, retire a peça fixada e depois desaparafuse o resto com um alicate de pressão.
CONSELHO ÚTIL
Unte os parafusos para madeira com massa lubrificante, cera ou estearina para facilitar a fixação e a remoção.