Barbas e bigodes variam consoante os ditames da moda, o que faz que por vezes, passado algum tempo, determinado estilo nos pareça esquisito ou cómico. Um dos mais recentes e bizarros estilos é a «barba de artista», cujo aspecto sugere que o seu possuidor não faz a barba há quatro dias.
Uma barba espessa e bem tratada e um bigode bem aparado compõem um rosto demasiado estreito, disfarçam um queixo pontiagudo ou fraco e atenuam o efeito de entradas pronunciadas. Um bigode farfalhudo sem barba desvia a atenção de um nariz grande, um rosto largo, um queixo protuberante ou uma testa baixa.
Quando começa a deixar crescer a barba e o bigode, o homem pode ficar com um ar desmazelado e sente um certo incómodo. No entanto, poderá lavar a cara frequentemente com água e sabonete para diminuir a comichão, tendo o cuidado de enxaguar bem a cara para remover o sabonete. Se a comichão persistir, experiente um champô anti-caspa.
Em três semanas, os pêlos já terão crescido o suficiente para poderem ser aparados. Muitos homens estão convencidos de que, deixando crescer a barba, vão ter mais tempo e menos trabalho do que a barbear-se. Na realidade, a barba e o bigode, uma vez crescidos, exigem cuidados especiais; torna-se necessário lavá-los com champô duas vezes por semana e eventualmente tratá-los com creme amaciador.
Apare a barba e o bigode em casa pelo menos uma vez por semana e faça-o também no seu barbeiro sempre que corta o cabelo.
O estilo «barba de artista», apesar do aspecto natural e descuidado, requer ainda mais atenção para não se transformar numa verdadeira barba ou não parecer uma simples barba de dois dias. Para manter o comprimento da moda, deve fazer-se a barba em sentido inverso ao normal, passando a lâmina ao de leve pelo rosto. Nem sempre é fácil apanhar o jeito à primeira tentativa, e se esta resultar numa espécie de manta de retalhos, a solução é rapar a barba e começar de novo.
Para conseguir uma «barba de artista» regular e sem percalços, adquira uma máquina de barbear eléctrica com várias cabeças reguláveis, que permitem cortar a barba do tamanho desejado, como se esta tivesse entre dois e cinco dias de crescimento.