Hoje em dia, até os motociclistas tentam procurar formas para saber como poupar gasolina na sua moto, mesmo aqueles que possuem uma moto mais económica. Por isso, é sempre bom conhecer maneiras de adiar a próxima ida às bombas de gasolina.
De facto, as motos têm sido um dos meios de transporte mais procurados no mercado automotor, uma vez que é um veículo que permite passar por entre o trânsito infernal das horas de ponta, ter maior agilidade, ou seja, verdadeiramente ajuda o seu condutor a fugir do trânsito.
Seguem-se algumas dicas de como poupar gasolina na moto.
Dicas de poupança
- Saiba que deverá evitar aquecer a moto antes de se por em andamento, pois estará a gastar mais combustível.
- Tal como nos carros, as mudanças de marcha numa moto devem ser feitas no momento certo, pois ao fazer a mudança corretamente, isso vai implicar menor consumo de combustível. Tenha em atenção o modo como se faz uma mudança, pois é sempre uma forma de poupar gasolina na moto.
- Por outro lado, quando estiver parado, tente não acelerar, pois estará a fazer um gasto desnecessário de gasolina.
- Algo de que se deverá lembrar, ainda, é de manter o seu filtro de ar limpo. De facto, a alimentação de uma moto é feita de uma mistura de ar-combustível, pelo que o “pendura” vai precisar respirar como deve ser. Se não souber onde está ou onde fica o filtro de ar da sua moto, procure saber quanto antes.
- Ao contrário do que muitos pensam, o conhecido “ponto morto” consome muito mais gasolina ao invés de a deixar engrenada, ou seja, sem acelerar.
- Para poder poupar gasolina na moto, deverá evitar conduzir a alta velocidade, pois quando é conduzida a três quartos da sua velocidade máxima, o consumo de gasolina baixa bastante significativamente. Não se preocupe com o tempo. Procure sim conduzir a sua moto de forma regular e sem acelerações desenfreadas ou desnecessárias, pois só vão resultar num maior consumo de gasolina e de poluição do ambiente.
- Tal como nos automóveis, também a moto necessita de uma manutenção essencial, como o substituir das velas, trocar o óleo, o filtro de ar e o filtro da gasolina. Assim, leve a sua moto ao seu mecânico e ajuste as válvulas periodicamente. Para saber a devida periodicidade, basta procurar no manual do proprietário. Mas não bastará. Semanalmente, os pneus deverão ser calibrados, pois se estiveram com uma pressão baixa, vão aumentar a resistência durante o andamento e, assim, consomir mais gasolina, isto para não falar do maior desgaste dos pneus e aftetação do controle da própria moto.
- Por fim, para poder poupar gasolina na moto, lembre-se que mudar demasiadamente rápido para a segunda mudança vai manter o motor em rotações baixas e, assim, economizar. Quer isto dizer que o facto de se adaptar bem a andar em marcha lenta também é essencial para o bom rendimento da sua moto.