Se nota que o motor do seu automóvel está a aquecer demasiado e já eliminou outras causas (como uma correia da ventoinha partida ou fugas de água), é provável que o sistema de arrefecimento esteja entupido. O local onde há mais probabilidades de acontecer são as passagens estreitas do radiador.
Antes de tentar desentupir o radiador, esvazie-o e deite fora toda a água. (Se utiliza anticongelante, deverá adicionar uma nova porção quando voltar a encher o sistema de arrefecimento.) Retire os tubos superior e inferior do radiador, introduza uma mangueira no tubo de ligação superior do radiador e vede bem enrolando trapos a toda a volta.
Certifique-se de que o tampão do radiador está na posição devida e ligue a mangueira a uma torneira. Abra a água e deixe correr até que comece a sair limpa pelo tubo inferior.
Se, dentro de alguns minutos, a água não começar a aparecer clara, aplique o jacto de água em sentido inverso. Ponha a mangueira no tubo inferior e vede bem. Proteja quaisquer componentes eléctricos que estejam próximo do radiador cobrindo-os com um plástico ou ligue outra mangueira (ou um saco de plástico comprido aberto no fundo) ao tubo de ligação superior para escoar a água da lavagem. Faça passar a água até esta sair clara.
Se o radiador continuar entupido, tente tirá-lo — geralmente, está preso somente com alguns parafusos pequenos. Vire-o ao contrário num local para onde a água possa escorrer. Aplique novamente o jacto de água. Se não conseguir tirar o radiador, và a uma garagem.
Enquanto o radiador estiver fora do carro, inspeccione e limpe as alhetas. Use uma escova de nylon dura para soltar a sujidade e depois passe-lhe água a partir da parte de trás.