Embora os gatos sejam bichos independentes, precisam contudo de cuidados e atenção para se manterem saudáveis e felizes. Por outro lado, comida em excesso e muitos mimos depressa os fazem gordos demais, e a sua saúde poderá sofrer por falta de exercício.
Como escolher
Procure um com pêlo lustroso, sem peladas. Um gato adulto ou pequeno deve ter as pernas traseiras e a zona por baixo da cauda limpas. Veja como reage se lhe pegar ao colo ou brincar com ele: a falta de reacção e uma moleza geral podem ser indicativos de alguma doença ou indisposição momentânea. Se tiver dúvidas, consulte um veterinário. Se vive no campo, onde o gato pode andar à solta, o vulgar gato, malhado e de pêlo curto, será o indicado. Se quiser um gato para ter em casa, pode escolher um de raça, que poderá comprar directamente ao criador. Existem gatos de várias raças – siameses, birmaneses e abissínios (de pêlo curto) e persas e chinchilas (de pêlo comprido).
Alimentação
Existe uma grande variedade de alimentos enlatados que permitem dar ao seu gato uma dieta bem equilibrada. Alguns gatos adultos gostam de comer duas vezes por dia; outros preferem uma só refeição. Pode dar-se leite de vez em quando, mas nem todos os gatos gostam. Devem ter sempre uma tigela com água. Dê ao seu gato fígado e peixe com espinhas apenas duas vezes por semana. Evite gorduras, peles de aves e todos os ossos de carne ou galináceos.
Higiene
É aconselhável a higiene diária. Precisará de uma escova ou pente de pontas arredondadas para estimular a pele e retirar o pêlo solto. As raças de pêlo comprido precisam de ser limpas duas vezes por dia na Primavera, quando mudam o pêlo. Veja regularmente se o seu gato tem PULGAS, que provocar vermes e doenças. Se for o caso, pulverize-o com um produto apropriado ou compre uma coleira anti-pulgas se ele tiver mais de 1 ano, colocando-a depois de estar 3 dias ao ar. (Nunca aplique uma coleira a um siamês). Se mostrar sinais de fraqueza e falta de apetite, poderá dar-lhe vitaminas. Mas se ele não reagir ao tratamento e os sintomas persistirem ou notar queda de pêlo, consulte um veterinário.
Como ensinar
Depois de adquirir um gato, mantenha-o em casa pelo menos durante 10 dias, deixando-o explorá-la livremente. Arranje um caixote com serradura ou uma mistura apropriada, que existe à venda, e limpe diariamente as sujidades. Deve esvaziar o caixote completamente e limpar com um desinfectante pelo menos duas vezes por semana. Consulte o veterinário para vacinar o seu gato. Os gatos são normalmente vacinados contra a panleucopénia felina (enterite infecciosa) e viroses respiratórias. Os canis de férias raramente aceitam gatos que não tenham sido vacinados. O veterinário aconselhará um medicamento antiparasitário e a castração, se o gato não se destinar à reprodução.
Embora os gatos sejam bichos independentes, precisam contudo de cuidados e atenção para se manterem saudáveis e felizes. Por outro lado, comida em excesso e muitos mimos depressa os fazem gordos demais, e a sua saúde poderá sofrer por falta de exercício.
Como escolher. Procure um com pêlo lustroso, sem peladas. Um gato adulto ou pequeno deve ter as pernas traseiras e a zona por baixo da cauda limpas. Veja como reage se lhe pegar ao colo ou brincar com ele: a falta de reacção e uma moleza geral podem ser indicativos de alguma doença ou indisposição momentânea. Se tiver dúvidas, consulte um veterinário. Se vive no campo, onde o gato pode andar à solta, o vulgar gato, malhado e de pêlo curto, será o indicado. Se quiser um gato para ter em casa, pode escolher um de raça, que poderá comprar directamente ao criador. Existem gatos de várias raças — siameses, birmaneses e abissínios (de pêlo curto) e persas e chinchilas (de pêlo comprido).
Alimentação. Existe uma grande variedade de alimentos enlatados que permitem dar ao seu gato uma dieta bem equilibrada.
Alguns gatos adultos gostam de comer duas vezes por dia; outros preferem uma só refeição. Pode dar-se leite de vez em quando, mas nem todos os gatos gostam. Devem ter sempre uma tigela com água. Dê ao seu gato fígado e peixe com espinhas apenas duas vezes por semana. Evite gorduras, peles de aves e todos os ossos de carne ou galináceos.
Higiene. É aconselhável a higiene diária. Precisará de uma escova ou pente de pontas arredondadas para estimular a pele e retirar o pêlo solto. As raças de pêlo comprido precisam de ser limpas duas vezes por dia na Primavera, quando mudam o pêlo. Veja regularmente se o seu gato tem PULGAS, que provocar vermes e doenças. Se for o caso, pulverize-o com um produto apropriado ou compre uma coleira anti-pulgas se ele tiver mais de 1 ano, colocando-a depois de estar 3 dias ao ar. (Nunca aplique uma coleira a um siamês.)
Se mostrar sinais de fraqueza e falta de apetite, poderá dar-lhe vitaminas. Mas se ele não reagir ao tratamento e os sintomas persistirem ou notar queda de pêlo, consulte um veterinário.
Como ensinar. Depois de adquirir um gato, mantenha-o em casa pelo menos durante 10 dias, deixando-o explorá-la livremente. Arranje um caixote com serradura ou uma mistura apropriada, que existe à venda, e limpe diariamente as sujidades. Deve esvaziar o caixote completamente e limpar com um desinfectante pelo menos duas vezes por semana. Consulte o veterinário para vacinar o seu gato. Os gatos são normalmente vacinados contra a panleucopénia felina (enterite infecciosa) e viroses respiratórias. Os canis de férias raramente aceitam gatos que não tenham sido vacinados. O veterinário aconselhará um medicamento antiparasitário e a castração, se o gato não se destinar à reprodução.
ganhei um gato siames de dois meses mas ele tem um comportamento estranho ele troca o dia pela noite de dia dorme e de noite fica brincando,isso é normal?
Legal pra mim que gosto de animais