As abelhas produzem mel para armazenar como alimento, assegurando assim a sobrevivência da colónia durante o Inverno. Um apicultor tem como objetivo levar as suas abelhas a produzirem mais do que o necessário para poder então dispor do excedente. Para tal, proporciona-lhes instalações adequadas, trata-as cuidadosamente e certifica se de que têm alimento suficiente no Inverno. Nesse sentido, e em situações de extrema necessidade, resultantes de esgotamento de reservas invernais ou de condições adversas, o apicultor poderá, eventualmente, ter de lhes fornecer uma certa quantidade de alimento xarope à base de açúcar enriquecido com vitaminas. Um apicultor amador pode esperar obter, em média, de uma única colmeia, de 10 a 30 kg de mel por ano.
Como se iniciar na apicultura
Comece por inscrever-se numa associação local de apicultores. Em seguida, tente conhecer outros membros que habitem nas imediações e que o deixem tomar contacto com o trabalho e descobrir se gosta realmente de abelhas. Se não gostar, talvez seja melhor arranjar outro passatempo. Se tudo indicar que você e as abelhas são compatíveis, aprenda o mais que puder sobre a melhor localização das colmeias, como gerir a colónia, corno trabalhar com um enxame e recolher o mel.
O equipamento necessário incluindo as abelhas pode custar algum dinheiro, poderá, no entanto, gastar menos comprando um equipamento em segunda mão, mas em bom estado, a um apicultor local. Comece com um núcleo, um pequeno número de abelhas com uma jovem rainha , que pode adquirir a um produtor comercial ou numa associação de apicultores; a melhor altura é no início da Primavera ou, se não for possível, no início de uma floração melífera local.
A colmeia.
Uma colmeia é constituída por diversas alças de madeira abertas em cima e em baixo e empilhadas umas sobre as outras. As alças contêm uma série de caixilhos quadros onde as abelhas fabricam os favos. Os favos das alças superiores são utilizados para o armazenamento do mel; as alças inferiores formam a câmara de criação, onde a rainha põe os ovos e onde nascem as novas abelhas. Comece sempre com poucas colmeias, e, no ano seguinte, talvez precise de mais algumas para realojar as suas abelhas, se estas tiverem enxameado (formado um novo enxame), possibilitando assim a criação de uma nova colónia.
Existem vários tipos de colmeias, mas a do tipo reversível é talvez a melhor para o principiante.
Vestuário protector
O mais importante é uma máscara ou um véu contra abelhas feito de rede ou plástico, preso a um chapéu de abas largas para o manter afastado do rosto e do pescoço, O véu deve chegar aos ombros para que não fique qualquer abertura por onde as abelhas possam entrar.
Proteja o corpo com um fato-macaco de fecho éclair que tenha punhos bem justos; nos tornozelos meta as calças dentro de meias grossas ou botas altas.
As luvas protegem as mãos, mas tornam difícil a execução de tarefas delicadas. É possível trabalhar sem luvas: se lidar cuidadosamente com as abelhas, é pouco provável que seja picado, ou, pelo menos, não o será com frequência, desde que as condições climatéricas sejam favoráveis (nunca em dias ventosos).
Fumigador
É um utensílio constituído por um recipiente em que se queima madeira seca, trapos ou, preferencialmente, rama de cedro ou cipreste, por uma tampa em funil e um fole para bombear o fumo. Utilize um fumigador grande que produza fumo durante o mais tempo possível. Um funil inclinado é o que dá melhores resultados.
Alavanca do apicultor, ou raspador
Este instrumento de aço tem um raspador numa das extremidades e uma lamina chata na outra. Serve para raspar o própolis (verniz próprio das abelhas) e também para separar as alças que formam a colmeia e raspar a cera dos quadros.
Saca-quadros, ou levanta-quadros
É formado por duas pegas com uma mola e serve para levantar os quadros.
Alimentador
Para sobreviverem durante o Inverno, as abelhas são alimentadas com xarope de açúcar. Existem vários tipos de alimentadores, mas é possível fabricar um fazendo pequenos orifícios numa lata com tampa por forma que o xarope possa escorrer.
Como lidar com as picadas das abelhas
Existem alguns casos, raros, de pessoas hiperalérgicas às picadas de abelhas, que sofrem tonturas e podem mesmo entrar em coma. Se é dos que reage anormalmente, procure rapidamente um médico ou vá ao hospital. A reacção usual é de dor na zona da picada seguida de um inchaço; no entanto, a maioria dos apicultores depressa se torna imune embora sentindo dor, na zona da picada deixa de se verificar inchaço.
Retire o ferrão, puxando-o com a unha para fora da pele. Não o agarre para o puxar, pois assim libertará mais veneno para o interior do corpo. A dor imediata pode ser suavizada aplicando um creme anti-histamínico ou uma solução de bicarbonato de sódio e água (uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um copo de água).
sou um produtor e quero aprender mas
eu vou começar a trabalhar com abelhas mas e em cortiços keria saber como se faz de principio
Eu tenho variaa abelhas em minha plantação, só gostaria de saber como fazer uma “casinha” para elas.
grato JorgeZ
como eu devor fazer sim eu tenho meido
tenho vontade de criar abelhas mais onde moro não tenho muita assistência
tenho uma chacara , e gostaria de criar abelhas , pode me ajudar
Em 2010 regressei dos Açores por motivos profissionais, actualmente tenho tempo disponivel para me iniciar na apicultura. Apelava a quem tenha a disponibilidade de vender colmeias povoadas, seja qual for a quantidade me contactasse atravez do 966937388 ou email. vicente-rodrigues@live.com.pt. Obrigado
Boa sorte!!!
Amigos a criação de abelhas não é assim tão fácil como parece, tem muitos segredos que é preciso conhecer como diz o velho ditado ( o segredo da abelha)
alenquer, é um bom sitio para se ter colmeias?
boa noite gosto de trabalhar com abelhas mas não sei fazer o alimento certo para tratar coloco o xarope as abelhas começão morrer que faço de errado sempre acompanho pela intrnet mas sempre deu errado abraço jose conti
foi bom mais gostaria de aprender a construir a colmeia de forma mais fácil. É interessante criar abelhas para mim há muitos beneficios
estou começando como faço as caixas