As plantas da única espécie de zebrina vulgarmente cultivada no interior são de crescimento rápido e muito decorativas, particularmente em cestos suspensos. Estas plantas rastejantes apresentam folhas ovais de cerca de 5 cm de comprimento, com a página superior iridescente e a inferior de um intenso tom de púrpura.
Cuidados. Mantenha estas plantas sempre em luz forte para obter uma vegetação densa e folhas de cores vivas. As plantas podem ser cultivadas a pouca distância de uma janela soalheira sem que a cor das folhas seja muito afectada; porém, tornar-se-ão estioladas e as cores das folhas esbatidas se essa distância aumentar muito.
As zebrinas apreciam um relativo calor e humidade, mas toleram temperaturas mais baixas até 13°C. Em condições frescas, o desenvolvimento é muito lento.
Regue moderadamente as plantas em crescimento activo, deixando secar o centímetro superior da mistura entre duas regas. Durante o período de repouso, regue apenas o indispensável para humedecer ligeiramente a mistura, deixando secar a metade superior antes de regar de novo. As zebrinas cultivadas em condições um pouco secas apresentam a melhor coloração.
Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas âs plantas em crescimento.
Para envasar ou reenvasar, use uma mistura à base de terra. Mude as zebrinas para vasos do tamanho acima sempre que as raízes encherem o vaso. Para obter um arranjo mais denso, plante num cesto suspenso 12 a 15 estacas enraizadas.
Propague esta planta por estacas de ponta de 8 cm de comprimento obtidas na Primavera ou no início do Verão; enraizarão facilmente numa mistura composta por partes iguais de turfa e areia. Mantenha as estacas em sol directo velado, regando-as apenas o indispensável para humedecer ligeiramente a mistura, c as raízes formarseão dentro de três a quatro semanas; coloque quatro a seis estacas enraizadas no mesmo vaso de 8 cm contendo a mistura recomendada para zebrinas adultas e trate-as como tal.
Como alternativa, enraíze as estacas de ponta em água. Coloque-as num recipiente de vidro — opaco de preferência — com água e mantenha-as em sol directo velado. Dentro de duas a três semanas terão produzido raízes, podendo então ser envasadas na mistura para espécimes adultos e tratadas como tal.