Muitas pessoas têm problemas com a gestão do seu tempo no trabalho. Em alguns casos até desejamos que o dia tenha mais horas para cumprirmos todas as tarefas que temos entre mãos, sem que seja necessário acabar por levar trabalho para casa.
Uma boa gestão de tempo é essencial para uma vida profissional de sucesso, tornando-se assim essencial encontrar estratégias que ajudem a melhorar este aspecto para atingirmos também maior eficiência.
Seguem-se algumas dicas de como gerir melhor o seu tempo no trabalho.
- Deixe de “saltar” entre tarefas. Uma coisa é conseguir fazer várias tarefas ao mesmo tempo (o chamado “multitask”) outra coisa bem diferente é começar uma tarefa, não a terminar e pular para outra diferente. Isto é um ciclo vicioso e que reduz ( e muito!) a sua produtividade e eficiência laboral. Começar uma tarefa e levá-la até ao fim de uma só vez torna-se nestas situações mais eficaz que tentar cumprir 2 ou 3 ao mesmo tempo. Se precisa realmente de fazer algumas tarefas em simultâneo, então aconselhamos que as deixe apenas para o final, quando já não tiver outra hipótese. Cumprir uma tarefa de cada vez vai deixá-lo mais concentrado e relaxado naquilo que tem à sua frente, acabando o trabalho também por refletir uma maior qualidade.
- Divida as tarefas em partes. Faça um planeamento cuidado, com cada etapa a elaborar e um tempo estipulado, pois desta forma vai ficar com uma ideia concreta de quanto tempo cada tarefa irá demorar e poderá gerir o seu horário da melhor forma.
- Nada de procrastinar. Nunca deixe para depois aquilo que pode fazer agora. Por exemplo, se tem um projeto para apresentar daqui a 2 semanas, então não deixe tudo para fazer 2 dias antes. Tente pelo menos iniciar o projeto no espaço dos 3 primeiros dias e depois ir dando algum avanço. Mais uma vez, aconselhamos que reparta o projeto global em partes mais pequenas, cada uma delas com um prazo para ser cumprida. Desta forma irá manter-se sempre motivado ao longo de todo o projeto e mais focado para o cumprir dentro do período estipulado.
- Perca algum tempo a avaliar o seu próprio trabalho. Tente visualizar a tarefa a desempenhar (ou a tarefa que já elaborou), de modo a conseguir analisar o que pode melhorar, aquilo que funcionou bem e aquilo que não funcionou de todo. A auto-avaliação irá torná-lo mais eficiente a longo prazo e ajudá-lo a realizar cada tarefa dentro do tempo estipulado. O fundamental é melhorar a sua gestão de tempo no trabalho, o que (quando bem feito) irá também melhorar a sua produtividade e eficiência.
Uma coisa muito boa de se fazer é, fazer primeiro aquilo que você não gosta, mas tem que fazer. Fazer primeiro aquilo que vocÊ não gosta tem 2 vantagens que eu considero muito boas: Uma é que fazendo logo aquilo que você não quer fazer, te deixa livre e com a sensação do dever cumprido. A outra é que restando a fazer apenas o que você gosta, você vai fazer melhor e disfrutar de momentos de prazer sem pensar que ainda tem tarefas chatas pela frente. É isso!!!