Vermelhos, dourados, verdes, azuis, já podemos ver as mudanças e o movimento das cores nas lojas e superfícies comerciais! Tudo muito bem acompanhado de grinaldas, presépio e o simpático Pai Natal. O Natal já está próximo e estamos já a dar-nos conta disso. Com a sua proximidade, está na hora de falarmos um pouco sobre educação financeira e as compras do final de ano, reservando espaço para escolher as melhores compras de Natal. É importante alertar e relembrar pontos importantes que merecem atenção nessa época.
Um bom planeamento para as compras de Natal
Aqui seguem algumas observações relevantes para que possamos planear bem e não correr o risco de começar 2012 com dívidas.
Como ainda temos algum tempo, é possível planear a compra dos presentes. Comece fazendo uma lista das pessoas que deseja presentear, seus limites financeiros e as opções de compra. Com tranquilidade já é possível fazer uma pesquisa de preços e melhores ofertas.
Tenha atenção pois a vontade de oferecer poderá pregar-lhe partidas: evite a contabilidade mental, as compras de última hora e o habitual costume de comprar por impulso.
E o 13º salário? Os que ainda o terão, deverão cuidar bem dele, avaliando qual a melhor alternativa. Talvez saldar algumas dívidas seja o presente que você merece dar a si mesmo; talvez usar parte do dinheiro extra para investir nas suas merecidas férias do ano que vem também. Seja mais inteligente, mas principalmente coerente com sua realidade financeira.
Os sonhos são de toda a família
Aproveite para envolver toda a família no planeamento. Falem sobre sonhos e juntos planeiem uma ocasião em que todos possam colaborar e desfrutar. Pode ser aquela viagem, a TV nova ou quem sabe mudar de casa. Mas é preciso que essa decisão seja confrontada com o seu padrão de vida e necessidades financeira.
Faça uma reflexão de como esteve sua saúde financeira em 2012. Pense em quantas vezes usou o cheque especial, em quantas coisas comprou sem necessidade, em quanto conseguiu poupar, em quanto investiu e o que deseja mudar no seu comportamento financeiro. A partir das suas conclusões, trace metas consistentes, aprimore hábitos positivos e evite os mesmos erros.
Presentes para as crianças
Os presentes para as crianças também podem e devem ser negociados com as crianças. Uma alternativa, principalmente para crianças maiores de seis anos, é a lista de desejos, onde elas escrevem o que querem ganhar. Com essa lista, e o bom senso dos pais, é possível escolher as melhores alternativas.
O Final de ano é um momento especial para estarmos ao lado de quem amamos e para celebrar a Vida! Um comportamento económico saudável traz tranquilidade durante os outros dias do ano. Cuide do seu dinheiro com atenção e discernimento. A felicidade está nas mãos de cada um de nós.
Já dizia Bill McKibben, jornalista nascido em 1960, “Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decidir criar como reflexo dos seus valores, desejos, queridos e tradições”.
As melhores compras de Natal
De qualquer forma, e sempre assim será, as melhores compras de Natal são aquelas que mais ou menos atempadamente são feitas com o coração, a pensar em quem queremos bem e nos quer bem, sem esperar que nos devolvam essa simpatia.