Incutir práticas de bom comportamento em crianças pequenas é uma tarefa obrigatória para qualquer pai responsável, mas por vezes pode também ser bastante complicado e trabalhoso. Contudo, começar a incutir este tipo de comportamento o mais cedo possível vai ajudar a construir uma boa base para o comportamento e atitudes da criança no futuro.
É preciso estar ciente que nos primeiros anos de vida as crianças são como “esponjas” e irá ter melhores resultados se lhes começar a mostrar e encaminhar para os comportamentos adequados à vida em sociedade.
Aqui ficam algumas ideias para ajudar os pais com a tarefa de incentivar o bom comportamento nas suas crianças.
“Modelos a seguir”
As crianças têm tendência para espelhar os comportamentos dos pais e daqueles com quem convivem de mais de perto. Por isso, é conveniente que tenha cuidado com os seus comportamentos e linguagem utilizada quando a criança estiver perto, de modo a evitar que apreenda ideias e conceitos errados da forma como se deverá comportar perante os outros. Isto inclui falar corretamente e comportar-se de forma educada tanto com o seu companheiro e familiares, como com a criança. Tente evitar brigas de casal quando a criança está por perto. Não queremos com isto dizer que não possam existir discussões, pois a criança também deve ter consciência que estas também existem, mas tente que as discussões sejam controladas e educadas no momento em que a criança estiver por perto.
Ser firme
Os pais devem ser carinhosos, mas ainda assim firmes no que diz respeito a incutir disciplina nos seus filhos. É importante que a criança saiba respeitar os pais, mesmo nos momentos em que não tem o que quer. Saber dizer “não” nos momentos certos é um passo importante para a sua educação.
No momento de disciplinar as crianças é também fundamental que mantenha firmeza, mas não eleve demasiado a voz ou perca a compostura. Contudo, saiba estabelecer limites e torne claro que o comportamento em causa não é aceitável.
Linguagem corporal positiva
A sua linguagem corporal tem um enorme impacto quando está a tentar incutir determinado comportamento em crianças. Tendo em conta a altura da criança, um pai em pé, enquanto corrige os erros e aplica disciplina, muitas vezes é encarado como autoritário pela criança. Aconselhamos que se coloque ao mesmo nível dos olhos da criança. Sente-se ao lado da criança enquanto fala com ela e mantenha sempre o contato visual.
Estabelecer limites
É fundamental estabelecer limites e regras, e as consequências para o comportamento indesejado. Incremente limites às crianças, a fim de serem capazes de distinguir o certo do errado. Precisam saber o que não é aceitável e as razões que o tornam errado, mostrando claramente essas mesmas razões, para que não subsistam dúvidas na mente da criança acerca do comportamento a adoptar.
muito bom!…..
Saber ensinar, não se aplica apenas às crianças, durante todos os momentos independentemente da idade, devemos nos postar de forma a não desagradar a quem estamos dirigindo; que seja em um boteco, igreja, escolas tanto como aluno ou como professor……. devemos nos postar como bons companheiros……