O que é um sismo ?
Um sismo é um movimento vibratório brusco e rápido na superfície terrestre. eles produzem principalmente nos limites das placas litosfericas (zonas bastante instáveis).
A superfície terrestre esta dividida em placas litosfericas que se vão deslocando ao longo do tempo,afastando-se ou colidindo. No entanto os sismos também podem ocorrer no interior das placas litosfericas como consequência de forças acumuladas ou devido a abatimentos de cavidades internas da crusta terrestre , erupções vulcânicas ou ate mesmo pela formação de fracturas ou falhas.desde o sismo mais insignificante ao sismo mais catastrófico, todos os movimentos são provocados pelo mesmo fenómeno: ruptura de material rochoso, o material existente próximo da superfície da terra tem um comportamento elástico, mas quando esta sujeito a pressões mais fortes e atinge o limite da sua elasticidade ,dá-se a ruptura e é neste momento que o sismo ocorre.
A energia acumulada durante anos de deformação é libertada sob a forma de ondas sísmicas que se propagam em todas as direcções inclusive atingem a superfície terrestre.
O sitio onde se dá o sismo no interior da terra chama-se hipocentro o ponto situado na superfície terrestre verticalmente a cima do hipocentro é chamado de epicentro.
Quanto mais perto da superfície o hipocentro estiver, maior vai ser a destruição a superfície e muitas vezes os sismos são sucedidos de replicas ou seja os irmãos do sismo principal, só que mais fracos.
Quando o epicentro se situa dentro agua por vezes sao produzidas ondas muito grandes designadas por tsunami que se propagam a grandes distancias. Estas ondas podem atingir os 700 Km/h e uma altura superior a 10 m
Como se registam os sismos ?
para se registar os sismos desenvolveram-se aparelhos chamados sismógrafos, existem bastantes tipos de sismógrafos por exemplo
sismógrafos que registam os movimentos horizontais e os movimentos verticais
numa estação sismográfica normalmente existem sempre 3 sismógrafos 2 para registar os movimentos horizontais e 1 para registar os movimentos verticais e o gráfico obtido chama-se sismograma
Um sismograma, quando não houve nenhuma actividade recente, o aspecto do gráfico é parecido ao de uma linha, mas quando existe actividade os registos tornam-se mais complexos e a amplitude da linha é maior.
Escalas para avaliar os sismos.
Escala de Mercalli
das escadas de intensidade, a escala de mercalli (modificada), elaborada inicialmente por Giuseppe Mercalli é a mais utilizada. tem doze valores, baseia-se nas observações das destruições causadas e nos relatos de testemunhas .É uma escala qualitativa.
Escala de Mercalli modificada Modificada.
- As pessoas não sentem nada.
- As vibrações são sentidas por pessoas nos andares superiores.
- Os candeeiros balançam, a vibração é comparável à causada pela passagem de um pequeno camião.
- Pratos, talheres e janelas vibram, a vibração é comparável à causada pela passagem de um camião.
- As pessoas que estão a dormir acordam, pratos e janelas partem.
- Chaminés e a mobília movem-se.
- Muros e edifícios de estrutura fraca caem.
- Alarme geral ruína dos edifícios débeis.
- Pânico, fundações dos edifícios afectadas, canalizações rebentadas; fissuras no terreno.
- Grande ruína, os carris dobram, pontes caiem e o solo é fortemente afectado.
- Poucas estruturas resistem, grandes fendas no solo.
- Destruição total da paisagem.