Considerado no mundo ocidental como uma simples forma de descontracção e de manutenção da flexibilidade do Corpo, o ioga é, para os seus adeptos, uma filosofia de vida completa.
O tipo de ioga mais generalizadamente praticado no ocidente e que maior ênfase dá à saúde é o bolha ioga.
Podem praticar ioga pessoas de todas as idades, mas quem sofrer de doença deverá consultar previamente um médico.
A melhor maneira de aprender o ioga correctamente é recorrer a um instrutor.
Pratique o ioga numa sala sossegada, moderadamente aquecida e arejada, com espaço para se poder esticar, sobre chão alcatifado ou uma manta ou cobertor, pois o frio dificulta o relaxamento. Use roupas largas e fique descalço. Mantenha uma postura só enquanto ela for confortável. Respire normalmente pelo nariz. Concentre o pensamento no relaxamento muscular.
Eis alguns exercícios de ioga para principiantes que podem ser executados em casa:
Postura de descanso
Deite-se de costas, com os braços ao lado do corpo, as palmas das mãos para cima, as pernas estendidas e ligeiramente afastadas. Feche os olhos e imagine que está a flutuar. Role a cabeça lentamente da esquerda para a direita e novamente para a esquerda 10 vezes. Relaxe cada parte do corpo, começando pelos pés e subindo até à cabeça. Concentre-se em cada parte do corpo até ela se libertar da tensão,
Exercícios respiratórios
Deite-se de costas e relaxe. Inspire lentamente, condindo até quatro dilatando estômago e distendendo as costelas inferiores suavemente, sem esforço. Expire devagar, contando também até quatro.
Postura de rã
Utilize um cobertor enrolado para apoiar os pés e outro por cima do primeiro para se sentar. Ajoelhe-se no chão. Apoie as mãos no chão e descanse os pés no cobertor enrolado. Com os joelhos juntos, separe os pés cerca de 45 cm. Sente-se sobre o cobertor e descanse as mãos sobre os joelhos. Não faça incidir o peso do corpo sobre a região interior das pernas. Baixe ligeiramente o queixo. Baixe as pálpebras e olhe para o chão. Conserve os ombros descidos e a coluna vertebral direita. Tente manter esta posição durante dois a cinco minutos, respirando normalmente.
Saudação ao Sol
A seguir experimente esta sequência:
- De pé e com os pés juntos, Inspire profundamente, levante os braços acima da cabeça e incline-se para trás.
- À medida que expira, curve-se lentamente para a frente até locar com as mãos no chão.
- Inspire profundamente, dobrando o joelho esquerdo, e estenda a perna direita para trás, esticando o pescoço para a frente. Depois, apoie-se sobre as mãos. com os braços esticados, enquanto estende a perna esquerda para trás de si. mantendo o corpo em linha recta.
- Expire, baixe os joelhos, a testa e o peito até ao chão; a seguir, baixe as ancas e relaxe os pés.
- Inspire novamente enquanto levanta a parte de cima do tronco .sobre os braços estendidos, estendendo-se lentamente para cima, com as costas arqueadas e a cabeça para trás; não levante os ombros.
- Levante-se apoiado nos braços, com os pés liem
- Dobre o joelho direito e ponha o pé direito para a frente. Depois, ponha também <> pé esquerdo para a frente e endireite as pernas.
8. Levante-se lentamente, voltando à posição 1.