Uma vez que o gás não tem cheiro próprio, é-lhe acrescentado um odor antes de ser canalizado para os locais de consumo para que as pessoas fiquem alertadas em caso de fuga.
-
Se sentir um cheiro a gás ou suspeitar de uma fuga (mesmo que não sinta cheiro), apague imediatamente cigarros e qualquer chama.
-
Verifique se ficou aberta acidentalmente alguma torneira do gás ou se alguma chama-piloto se apagou. Se algum dos seus aparelhos não estiver equipado com dispositivo automático de corte, é provável que exista fuga. Feche a torneira do contador.
-
Não faça lume nem accione interruptores eléctricos incluindo o da campainha da porta ou qualquer aparelho cujo manuseamento possa provocar faíscas. Abra as janelas.
-
Telefone para o serviço de urgência da companhia distribuidora de gás. O número encontra-se na Lista Telefónica, nas páginas iniciais, sob o título «Serviços de utilidade pública». Se não dispuser de telefone, peça a alguém que faça a chamada por si.
-
Não tente consertar quaisquer aparelhos ou instalações. As reparações só devem ser confiadas a um técnico da companhia distribuidora de gás.
-
Mantenha-se fora do local da ocorrência até que a atmosfera fique renovada e o cheiro tenha desaparecido.
-
Se lhe cheirar a gás na rua, informe imediatamente a companhia distribuidora de gás.
A utilização do gás de botija
O gás vendido em botijas – butano para uso doméstico, estufas, barcos, caravanas e no campismo e propano para uso industrial — é obtido do cracking do petróleo e encontra-se no estado líquido dentro das botijas.
- O butano e o propano são gases mais pesados que o ar, classificados como 3ª família, pelo que a sua utilização em pisos negativos relativamente ao nível da soleira de saída para o exterior não é recomendada. Por esta razão, as botijas devem ser sempre guardadas no exterior acima do nível do chão e afastadas dos esgotos, quer estejam cheias ou vazias.
- Mantenha sempre a botija em pé, com a válvula para cima.
- Tanto o butano como o propano têm a mesma utilização. Contudo, porque operam a pressões diferentes, é importante utilizar o redutor correcto para cada um deles. Não mude de um gás para o outro sem mudar também de redutor.
- Se houver necessidade de deixar uma botija num espaço fechado uma caravana ou um barco, por exemplo, faça uma boa ventilação da área antes de ligar a botija, acender uma chama (mesmo um cigarro) ou ligar equipamento eléctrico.
- Inspeccione com regularidade as mangueiras para detectar eventuais fugas, esfregando nelas água de sabão. As fugas ficarão assinaladas pela formação de bolhas. Não utilize uma chama para procurar fugas.
- Se descobrir fugas ou a mangueira estiver gasta, substitua-a por outra de modelo aprovado e fixe-a com braçadeiras adequadas. Não tente remendá-la.
- Ao proceder à montagem de ligações, aperte-as com uma chave inglesa. A pressão dos dedos não é suficiente para garantir uma vedação perfeita.
- Mude as botijas bem longe de qualquer chama ou fonte de calor intenso.
- Abra a válvula lentamente quando ligar o gás.
- Ventile as salas onde estejam a ser usados aparelhos de combustão de gás.