A maioria das pessoas ficam surpreendidas com a rapidez que o seu dinheiro desaparece. Isto acontece porque os gastos por impulso e gastos pequenos somam-se e representam uma quantia elevada.
Despesas pequenas são gastos que fazemos sem sequer pensar nisso – a compra de um café ou de um jornal que não precisamos.
Gastos de impulso refere-se simplesmente a comprar coisas que não usa ou de que não tem necessidade.
Em ambos os casos, acabamos por gastar muito desnecessariamente, e este é um problema na reparação de crédito, porque você quer canalizar tanto dinheiro quanto você conseguir na amortização da sua dívida, de modo a que você possa reparar o seu crédito.
Durante um mês, tente manter um registo diário de cada cêntimo que você gasta – incluindo o dinheiro que você gasta em telemóvel, o dinheiro que você gasta em gorjetas, em tudo.
Você vai-se surpreender para onde o seu dinheiro vai.
Mantenha o controlo sobre o seu dinheiro e fará duas coisas:
- Automaticamente corta gastos.
Se você tem que escrever onde você gasta o seu dinheiro, será muito mais cuidadoso com ele. - Permite que você veja onde gasta o seu dinheiro e tomar medidas para parar o mau hábito.
Por exemplo, se você perceber que compra sempre o jornal no sábado, mas nunca o lê, pode parar de comprar o jornal nesse dia.
Pequenas poupanças somam ao longo dos anos e pode colocá-lo numa boa situação financeira que será reflectida na sua pontuação de crédito.