Muitas pessoas que são cuidadosas ao ponto de manter os débitos mínimos e em pagar todas as suas dívidas a tempo ficam chocadas a cada ano ao descobrir que eles têm baixa pontuação de crédito. Em muitos casos, isso acontece devido ao roubo de identidade.
O roubo de identidade é um tipo de crime em que as pessoas roubam as suas informações pessoais com o propósito de se fazerem passar por você, a fim de obter acesso às suas contas ou identidade.
Por exemplo, alguém com os seus números de PIN pode remover pequenas quantidades de dinheiro da sua conta bancária a cada mês ou alguém pode usar o seu nome e informações pessoais para obter cartões de crédito em seu nome e utilizar os mesmos, sem intenção de devolver o dinheiro.
Você fica preso com dívidas enormes e com má pontuação de crédito.
Para evitar o roubo de identidade, verifique sempre com atenção as declarações da sua conta a cada mês.
Relate qualquer actividade suspeita e encargos que não reconheça. Além disso, verifique o seu crédito periodicamente e investigue imediatamente todas as contas de crédito novas que você não reconhece – isto é a melhor maneira de detectar e agir sobre relativamente ao roubo de identidade.
Se você tiver sido vítima de roubo de identidade, relate à polícia imediatamente e obtenha uma declaração policial. Envie cópias para o seu banco e para as agências de crédito. Melhor ainda, peça às agências de crédito que anexem de declaração ao seu relatório de crédito, se você puder.
Feche todas as contas e reabra novas.
Você não deveria ter que pagar por actividades ilegais de alguém.
De seguida pode ler algumas dicas sobre o que fazer caso seja vítima de roubo de identidade:
- Fale com as três principais agências de crédito e peça para falar com o departamento de fraude.
Explique que você foi vítima de roubo de identidade (ou pensa que pode ter sido) e peça que seja colocado um “alerta” no seu registo.
Isso significa que você vai ser avisado sempre que um credor pede para ver o seu registo. Isto pode ser uma indicação de que os ladrões que lhe roubaram a identidade estão a tentar abrir uma nova conta em seu nome.
Quando o credor vir que o requerente não é você, eles vão negar o crédito aos ladrões e na maioria dos casos, os criminosos vão parar de usar a sua identidade.
A maioria dos alertas duram 90 ou 180 dias, mas você pode estender este período a vários anos pedindo às agências de crédito para uma extensão do “alerta de fraude” por escrito.
Em alguns estados, você pode até pedir um congelamento da sua pontuação de crédito e do relatório de crédito o que impedirá qualquer pessoa, você ou os credores, de aceder ao seu registo.
Você tem direito a uma cópia gratuita do seu relatório de crédito se tiver sido vítima de roubo de identidade.
Certifique-se de tirar partido desta oferta pois assim você pode verificar exactamente como o seu crédito foi afectado. Dispute os itens que não são seus. - Contacte a linha especial do seu país criada para ajudar os clientes a lidar com a fraude e roubo de identidade.
Você será capaz de obter informações actualizadas sobre os seus direitos e conselhos sobre o que você pode fazer para melhorar a sua pontuação de crédito e manter-se seguro no futuro. - Contacte a polícia.
O roubo de identidade é um crime e você precisa registar uma ocorrência policial (certifique-se de manter uma cópia deste relatório), para que possa ajudar a polícia a capturar os criminosos potencialmente responsáveis.
Entrar em contacto com a polícia também lhe dará um rastro de papel e uma prova de que um crime foi cometido. Mantenha um registo em papel do crime e será mais fácil para você reparar o seu crédito, se este tiver sido danificado por ladrões de identidade. - Contacte os seus credores ou qualquer dos credores onde os ladrões de identidade abriram uma conta.
Peça para falar com o departamento de segurança e explique a sua situação. Você poderá ter de fechar as suas contas, ou pelo menos as suas senhas alteradas para se proteger.
Pode precisar de preencher um depoimento de fraude para afirmar que um crime foi cometido – não se esqueça de manter uma cópia deste formulário para seus registos.
A equipa de segurança dos credores deve ser capaz de aconselhá-lo sobre o que você pode fazer. Certifique-se de anotar quem você contactou e quando, para que você tenha registos das medidas que tomou para lidar com o crime.
Se você tiver sido vítima de roubo de identidade e está cheio de dívidas aos credores que não foi você que contactou, não vai será responsabilizado pelos encargos, mas terá que provar que foi vítima de roubo de identidade, algo que é difícil de alcançar, visto que os ladrões estão usando o seu nome e alegando ser você.
É uma experiência frustrante, porque os credores vão querer que você pague e você vai querer evitar pagar taxas que não são suas.
Ser persistente e ter provas que você foi vítima de um crime vai ajudar a limpar a sua pontuação de crédito. Porém, você será confrontado com créditos muito menores do que você merece e poderá ter que adiar compras que podem requerer um empréstimo.