Os aprendizes de condutor, os ciclistas, os condutores de pequenas motorizadas e os peões não podem circular nas auto-estradas. A mesma proibição aplica-se aos tractores e outros veículos agrícolas e a certos veículos para deficientes. A velocidade máxima é de 120 km/h.
Ao conduzir numa auto-estrada, lembre-se de que o trânsito se faz a velocidade superior à de uma estrada vulgar. Mantenha a concentração e sirva-se dos retrovisores do automóvel.
O que é permitido e o que é proibido numa auto-estrada
Na condução em auto-estradas aplicam-se regras especiais: transgredi-las pode significar uma multa ou a apreensão da carta de condução. Não faça inversão de marcha nem inversão de sentido. Se se enganar na saída, terá de prosseguir até à saída seguinte.
- Não recolha nem largue passageiros ou viajantes à boleia em qualquer ponto de uma auto-estrada, incluindo acessos ou saídas.
- Não pare na berma, excepto em caso de emergência, como, por exemplo, avaria, acidente ou doença. Mesmo nesse caso, não permaneça na berma mais do que o tempo estritamente necessário.
- Não conduza demasiado próximo do veículo da frente, sobretudo em dias de chuva ou nevoeiro.
Condução nas diversas faixas. Numa auto-estrada de duas faixas de rodagem, mantenha-se na faixa da direita. Se conduzir no Reino Unido, terá de levar em conta que a condução é feita pela esquerda, excepto nas ultrapassagens. Nas auto-estradas de três faixas, pode conduzir na faixa central se à sua frente seguirem veículos mais lentos pela faixa da direita, mas mude para esta logo que possível.
A faixa da esquerda numa auto-estrada de três faixas destina-se apenas às ultrapassagens. Em alguns casos, pode até ser interdita a veículos com mais de 3 t (excepto camionetas de passageiros) e veículos com atrelado.
Não ultrapasse nenhum veículo pela direita, a não ser que a circulação se faça com lentidão e o trânsito da faixa da esquerda se processe ainda mais lentamente que o da sua faixa.
Se sentir sono, pare numa área de serviços ou tome uma saída da auto-estrada e passeie um pouco a pé. Não pare na berma.
Em caso de Avaria do automóvel
Se o seu veículo se avariar, conduza para a berma logo que uma olhadela pelo retrovisor mostre que pode manobrar com segurança. Pare na berma e ligue as luzes de prevenção. Saia pelo lado de fora e coloque o triângulo de pré-sinalização a 140 m à retaguarda, junto da berma.
Se necessário, mande sair os passageiros (também pelo lado de fora) para além da berma. Caso contrário, é preferível que fiquem dentro do automóvel.
Nnão deixe que permaneçam na berma.
estes artigos sao optimos para esclarecimento de todos os condutores,so lamento que sejam cometidos erros como o da colocaçao do triangulo de pre-sinalizaçao que deve ser colocado a pelo menos 30m de forma a ser visivel a 100m.As AE sao vias com dupla faixa de rodagem,isso significa que tem sempre. duas.
Um esclarecimento, quando diz que quando se vai na faixa do meio devido a veiculos lentos, está a cometer um grande erro. A auto estrada só tem duas faixas. O que o senhor devia dizer era na via do meio, porque a auto estrada só tem duas faixas, e pode ter ou não três vias cada faixa, para ser auto estrada tem que ter pelo menos duas vias de transito.