Em Portugal, utilizam-se geralmente os pinheiros como árvores de Natal. No entanto, se tiver um jardim e quiser ter uma árvore diferente, poderá valer a pena comprar um abeto (a árvore típica dos desenhos do Pai Natal) com raiz, que pode ser transplantado para o exterior depois do Natal.
Um abeto pode transformar-se num marco característico do jardim; porém, como atinge cm certos casos 40 m de altura, é importante a escolha cuidadosa do local onde é plantado. Dá-se bem com solo ligeiramente ácido, mas cresce praticamente em qualquer parte desde que seja bem regado enquanto estiver dentro de casa.
Ao escolher uma árvore com raízes, verifique se estas não se encontram danificadas. Se não se destinar a envasamento imediato, coloque a árvore num balde com água num lugar fresco. Uma vez envasada, regue a árvore diariamente e conserve-a afastada de qualquer fonte de calor. Isso ajudará a mantè-la saudável e reduzirá a perda de agulhas. Uma árvore com menos de 1 m de altura terá mais probabilidades de sobrevivência quando for transplantada.
Se pretender transplantar a sua árvore, procure mantè-la dentro de casa não mais de 10 dias, o que aumentará as probabilidades de sucesso. Convirá, para que a sua árvore de Natal possa gozar de melhores hipóteses de sobrevivência, revolver muito bem o solo e misturar à terra urna abundante quantidade de trufa, composto de jardins ou húmus dc folhas. Abra uma cova suficientemente funda para receber as raízes e, depois da plantação, espalhe mais trufa e composto com volta da base da árvore.