As pontas de todas as cordas e cabos, especialmente os utilizados num barco, precisam de ser rematadas para que não se esfiapem nem fiquem emaranhadas. O processo habitual de rematar cabos de fibra natural é amarrar os cordões com fio forte (a chamada filaça). Os cabos de nylon e outras fibras artificiais poderão ser rematados do mesmo modo se forem de grande diâmetro; os de pequeno diâmetro podem ser apenas queimados na ponta e depois apertados entre dois dedos molhados.
Como rematar. Para fazer uma falcaça num cabo de três cordões:
-
Destorça — o termo técnico é «des-cochar» — a extremidade da corda cerca de 50 a 75 mm e separe os cordões. Faça uma laçada com a filaça sobre um dos cordões. Segure a laçada com uma das mãos, de modo que fique frouxa e não apertada. Com a outra mão, puxe as extremidades da filaça por entre os dois outros cordões.
-
Volte a entrançar os cordões e enrole a ponta comprida da filaça à volta da corda, de modo que fique bem apertada, ficando a laçada a sair da parte debaixo da filaça. Esta deve ser pelo menos tão comprida como o diâmetro da corda.
-
Segure a ponta curta da filaça, faça passar um dos cordões pela laçada e puxe a ponta curta com força para a apertar bem.
-
Vire para cima, por sobre a falcaça, a ponta curta da filaça. Corte a ponta comprida, de maneira que fique aproximadamente do mesmo comprimento da curta, e ate as duas pontas uma á outra, entre os cordões do cabo, com um nó direito bem apertado. Apare as pontas e corte a extremidade do cabo cerca de 6 mm acima do topo da falcaça.
Entrançado. Para unir dois cabos:
1. Destorça os cordões numa extremidade de cada cabo numa extensão equivalente a 10 vezes a espessura de um cordão. Entrance os cordões dos dois cabos e amarre um pedaço pequeno de filaça à volta das pontas dos cordões sólios dos cabos.. Entrance os cordões livres de um cabo com os cordões do outro três ou quatro vezes. Desate os cordões restantantes e incorpore-os no entrançado.
Apare qualquer ponta que tenha ficado, depois puxe ambos os cabos para que fiquem bem apertados.
O entrançado também é usado para fazer uma «mãozinha» (laçada permanente) na extremidade de um cabo:
- Entrance os cordões abertos no seio do cabo no ponto onde vai fazer o entrançado. Destorça a ponta da corda que vai formar a mãozinha cerca de 10 cm.
-
Curve a extremidade do cabo e entreteça os cordões entre os que estão livres no seio do cabo.
- Torça o corpo do cabo para abrir mais os cordões e entrance dentro dele as extremidades destes, passando cada um por cima e por baixo dos cordões abertos, pelo menos três ou quatro vezes, até todos os cordões soltos estarem incorporados. Puxe os lados da mãozinha do olho para apertar bem. Se o entrançado de uma mãozinha ou o que junta dois cabos ficou bem feito, a mãozinha ou a união apertar-se-ão à medida que o cabo é puxado.