Os ovos escalfados servem como complemento de alguns pratos famosos da cozinha portuguesa tradicional, entre os quais se contam a açorda à alentejana, as ervilhas guisadas e a sopa de tomate.
Como proceder
Leve ao lume um tacho de fundo grosso ou um escalfador de ovos com água a que adicionou um pouco de vinagre (1 dl de vinagre para 1 L de água) e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura. Reduza a temperatura, mantendo a água apenas a borbulhar. Abra os ovos um a um para dentro de uma tacinha e faça-os deslizar cuidadosamente para a água. Com a ajuda de duas colheres de sopa, junte rapidamente as claras em torno da gema. Tape o recipiente e deixe cozer durante cerca de 4 minutos. Retire os ovos com uma escumadeira e mergulhe-os em água fria para deter a cozedura.
Se pretender escalfar um número reduzido de ovos, pode fazê-lo directamente no líquido do prato a que se destinam.
Ervilhas com ovos escalfados
Tempo de preparação: 30 minutos tempo de cozedura: 1 hora
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 3,5 kg de ervilhas
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina 100 g de toucinho magro 150g de chouriço de carne
- 1 cebola
- Salsa e segurelha
- 2 tomates
- Sal, pimenta e açúcar 4 ovos
Descasque as ervilhas. Corte o toucinho em liras. Derreta a margarina e frite o toucinho. Junte a cebola, os tomates, as ervilhas, um ramo de salsa e segurelha. Deixe saltear um pouco.
Junte a água quente suficiente para as ervilhas cozerem e o chouriço. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de açúcar e deixe cozer em lume brando. Alguns minutos antes de terminar a cozedura, abra os ovos para dentro das ervilhas, tape o tacho e deixe-os escalfar.
Sirva as ervilhas bem quentes com os ovos, o chouriço cortado em rodelas e o toucinho.
é bom ter receitas praticas e aqui da uma ajuda!