Saltar à corda pode ser um jogo em que os participantes formam equipas ou entram individualmente.
Duas pessoas dão à corda a um ritmo certo, que pode ser mais ou menos rápido, e as outras formam uma fila para, uma de cada vez, entrarem na corda, saltarem o número de vezes Combinado (uma ou duas, geralmente) e sairem sem que a corda toque nelas ou no seu vestuário.
Entre a saída de um participante e a entrada do seguinte não deverá haver Intervalo, isto é o que vai a frente salta e sai, e quando a corda passa novamente junto ao chão, já deverá ser saltada pelo seguinte.
Os participantes vão saindo do jogo a medida que vão perdendo – ou porque não entraram a tempo, ou porque pisaram a corda, ou ainda porque, ao sairem, a corda tocou neles ou ao seu vestuario. O jogo continua até que fique apenas um participante, que será o vencedor.
Existem muitas variantes deste jogo, como, por exemplo, o relógio, em que os participantes saltam uma vez na sua primeira passagem pela corda, depois duas vezes, em seguida três vezes, e assim sucessivamente até doze; podem também saltar ao «fogo», isto é, as pessoas que estão a dar à corda dão o mais rapidamente que podem e os participantes, um de cada vez, saltam até perder. Ganha aquele que conseguir saltar o maior número de vezes.
EU QUERIA TER A MINHA CORDA E JA TENHO