As unhas crescem continuamente e, se não forem cortadas, podem lascar e partir. Em geral, não dão muitas preocupações, mas por vezes podem causar alguns problemas.
Unhas lascadas. Quando demasiado exposta a água com sabão ou detergente, a camada superior das unhas pode soltar-se e começar a lascar. Neste caso, convém usar luvas de plástico quando se lava roupa ou loiça e aplicar diariamente um creme ou óleo na base das unhas.
Unhas quebradiças. Unhas que se fendem ou quebram com facilidade podem tornar-se uma fonte de incómodo permanente.
A debilidade das unhas pode ser consequência de um estado geral de saúde deficiente ou de uma carência proteica na alimentação. É possível aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos comendo mais carnes magras, peixe, fruta fresca e legumes.
As unhas podem tornar-se quebradiças; neste caso, convém aplicar de manhã e à noite um creme ou óleo próprios para as unhas, como óleo de amêndoas doces, e mantê-las bastante curtas até se verificar uma melhoria.
Unhas descoladas. Em consequência do uso excessivo de endurecedores de unhas contendo formaldeído, a unha pode soltar-se do seu leito. O espaço subungucal pode então infectar, causando descoloração.
Este problema leva bastante tempo a curar, embora seja possível minimiza-lo cortando bem rente a unha afectada.
Unhas picadas. Algumas reentrâncias isoladas nas unhas são vulgares, não constituindo sintoma de qualquer perturbação de ordem física. O tratamento em casa consiste em manter limpas as unhas afectadas, aplicando-Ihes todas as noites um produto anti-irritante composto por glicerina e ácido bórico, misturados em casa de acordo com as instruções do farmacêutico.
Unhas estriadas. Em consequência de qualquer pequeno ferimento externo ou de pequenos tumores subungueais, podem formar-se ranhuras ou estrias verticais nas unhas. Estas ranhuras podem abrir, causando dor, e infectar se qualquer sujidade penetrar dentro da ferida. Em caso de endurecimento e inflamação — ou se se formar um quisto —, deve consultar-se o médico.
O tratamento em casa consiste em manter limpa a unha e aparar qualquer porção de unha saliente. Este problema resolve-se com o crescimento das unhas.
Unhas negras. Uma pancada forte pode causar uma hemorragia subun-gueal, que acaba por ficar negra. Se o derrame for extenso, a unha pode cair. A situação normaliza-se com o crescimento de nova unha. Se a lesão for muito dolorosa, poderá ser necessário remover cirurgicamente a unha.
Manchas brancas. As pequenas manchas que surgem nas unhas resultam por vezes de uma pequena lesão, como um ferimento na cutícula. Em determinadas pessoas, contudo, surgem espontaneamente. São inócuas e acabam por desaparecer.
Uma unha minha nasce já lascada, o q devo fazer p nascer normal, c devo cortar.