A criação deve ser depenada imediatamente após o abate, enquanto o corpo ainda está quente. As aves de caça, porém, não devem ser depenadas antes de terem sido mortificadas, isto é, penduradas pelo pescoço num lugar fresco e arejado entre dois e sete dias.
Ocasionalmente, verifique o estado em que se encontra uma ave pendurada e, se houver moscas à sua volta, polvilhe-a com pimenta ou envolva-a num saco largo de musselina. Quando comprar uma ave de caça por depenar, pergunte há quanto tempo começou a mortificação.
Para depenar a ave, coloque-a em cima de um jornal ao abrigo de correntes de ar. Tenha um grande saco de papel ou um balde para deitar as penas à medida que for trabalhando.
Comece pelas pernas e asas, puxando duas ou três penas de cada vez em sentido contrário ao da sua implantação. Tenha cuidado ao arrancar as penas do peito para não rasgar a pele. Depene o peito em último lugar, começando pela parte superior e puxando as penas em direcção à cabeça.
Depois de ter depenado a ave, chamusque a penugem e raspe ou arranque com uma pinça os cânulos.
Na fazenda do meu pai tem uma criação de patos. Raramente comemos patos pois é muito dificil depená-los. Qual a melhor técnica para retirar as penas?