Se pensa levar um animal para férias, é conveniente informar-se com antecedência se no apartamento, hotel ou pensão onde tenciona instalar-se aceitam animais.
Consulte o seu veterinário se julga que o animal poderá ter problemas de
Varões. Pendure saias, blusas e casacos curtos separados dos casacos compridos e vestidos o espaço livre por baixo das peças curtas também pode ser utilizado para arrumação.
Espaço para sapatos. Os
sapatos, em geral, precisam de uma boa ventilação. Coloque-os lado a lado numa prateleira.
Espaço aberto. E muito útil para arrumar arligos como botas alias ou malas.
enjoo com a viagem. Não lhe dê remédios ou tranquilizantes destinados às pessoas, pois as dosagens são diferentes e variam com o tamanho do animal.
Viagem de carro. Se o seu cão ou gato não está acostumado a este meio de transporte, ande de automóvel com ele em percursos pequenos antes de fazer uma viagem mais longa. Considere a possibilidade de adquirir uma grade para delimitar a zona onde o vai transportar. Se o automóvel for pequeno, habitue o cão a sentar-se na parte detrás no chão. Um gato ou um cão pequeno transportam-se melhor num cesto ou casota próprios para viagem. Deve ter o cuidado de forrar bem o seu interior com papel de jornal e escolher um sítio onde o cesto ou casota fiquem bem presos. Mantenha o automóvel bem arejado durante a viagem e não o abandone por mais de alguns minutos. Faça paragens frequentes para o animal poder lazer um pouco de exercício e as suas necessidades, leve uma tigela e uma garrafa com água e dê-lhe água sempre que parar. Estacione o automóvel à sombra, especialmente no tempo quente.
Viagem de comboio. Animais até 5 kg de peso a cargo de um passageiro viajam de graça nos Caminhos de Ferro Portugueses. Animais com um peso maior pagam meio bilhete de 2.de classe de comboio normal. Os cães devem estar açaimados e presos à trela para evitar problemas com os outros passageiros.
Viagem de camioneta. Em Portugal, ele uma maneira geral as empresas de camionagem não autorizam o transporte ele animais.
Em férias. Assegure-se de que o seu animal tem na chapa de licença a sua morada de lerias. Informe-se se há um veterinário no local para o caso de vir a precisar.
Viagem de avião. Umas férias no estrangeiro com um animal estão longe de ser práticas face às normas severas de quarentena que vigoram em alguns países. O animal poderá também precisar de algumas vacinas, as quais devem ser tomadas três meses antes da partida.
Um animal pode viajar como bagagem junto do passageiro na própria cabina do avião se a companhia aérea o permitir ou num compartimento de bagagens com condições para animais.