As verrugas são pequenas formações sólidas rugosas na superfície ela pele. Existem cinco tipos de verrugas, que geralmente surgem em diferentes partes do corpo. São causadas por vírus e pouco contagiosas; o tratamento permite curar a maioria das verrugas.
Verrugas vulgares. São da cor da peitou acastanhadas, têm uma superfície áspera e rugosa e atingem as maiores dimensões (entre 3 e 25 mm); podem unir-se formando placas. Estas verrugas podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais vulgares em crianças, surgindo principalmente nas mãos. São indolores, a menos que se localizem sob uma unha ou numa área sujeita a fricção. Podem desaparecer por si próprias, embora muito raramente possam durar mais de 10 anos.
Verrugas planas. São lisas, da cor da pele ou castanho-claras e de dimensões reduzidas. Geralmente, nascem agrupadas, com frequência ao longo da linha ele um arranhão. Habitualmente, afectam as crianças, localizando-se vulgarmente no rosto, no pescoço, nos braços e nas pernas. Esias verrugas podem desaparecer espontaneamente
Verrugas plantares. São firmes c redondas, com uma superfície áspera e a base- profundamente implantada nas plantas ou nos dedos tios pés. Podem ser únicas ou múltiplas c são frequentemente dolorosas. Quando se lhes apara o topo, vêem-se pintas escuras, as quais são vasos sanguíneos que irrigam a verruga, inexistentes nos calos e calosidades. As verrugas plantares podem desaparecer espontaneamente no prazo de alguns meses, mas em alguns casos duram anos.
Verrugas filiformes. São estreitas liras de pele (filamentos) com um comprimento máximo de 3 mm e uma extremidade dura. Surgem em geral no rosto, no pescoço, no queixo c nas pálpebras. Desaparecem espontaneamente, mas. em virtude da sua localização, são geralmente tratadas.
Verrugas anogenitais, ou condilo-mas venéreos. São pequenas formações múltiplas, agrupadas em couve–flor, situadas na vulva, no pénis e à volta do ânus. Crescem com rapidez c são pruriginosas; podem desaparecer espontaneamente, mas reaparecer mais tarde.
As verrugas são provocadas por um vírus que pode penetrar na pele através de uma ferida.
Como tratar. A terapia de sugestão, realizada quer por um leigo, quer por um médico, é indiscutivelmente eficaz. Não é aconselhável para as verrugas lisas, da cor da pele. ou para as faciais, seborreicas ou anogenitais.
Adquira nas farmácias tinturas e pomadas específicas; se utilizar uma pomada, proteja a verruga com um penso; não aplique as tinturas e pomadas sobre pele normal.
Consulte o médico caso a verruga se torne dolorosa, o tratamento não resultar ou se se tratar de uma verruga facial ou anogeniial.
Prevenção. Não ande descalço effl locais como ginásios, chuveiros públicos, vestiários e piscinas; evite contactos íntimos com indivíduos que lenham verrugas contagiosas; não coce as verrugas, o que incentiva a propagação à pele irritada.
ooh
🙂