As sanitas químicas são apetrechos de grande utilidade para quem acampa em locais com deficiente equipamento sanitário. Encontram-se à venda no mercado sanitas de fabrico nacional e importadas, mais sofisticadas e também mais dispendiosas.
O modelo mais simples compõe-se de um contentor com assento e uma tampa. Os detritos, depois de neutralizados com um produto químico apropriado, devem ser vazados em fossas,
O modelo mais sofisticado é composto por dois reservatórios. Está equipado com um sistema de descarga que conduz os detritos até ao reservatório inferior, ao mesmo tempo que, graças a um produto químico previamente diluído na água, desinfecta e desodoriza o reservatório superior. Este modelo pode ser desmontado, o que permite uma limpeza cuidadosa de cada peça.
Produtos químicos. Se adquirir uma sanita química, deve munir-se igualmente de produtos químicos, em pó ou líquidos, destinados a esterilizar, neutralizar e desinfectar os detritos, conservando a sanita limpa e sem germes, Peça ao seu fornecedor indicação sobre o tipo de produto mais adequado.
Manutenção. As sanitas portáteis devem limpar-se com um produto de limpeza próprio para plásticos, suave e não abrasivo — v. limpeza com produtos caseiros. Antes de guardar uma sanita química, lave o reservatório inferior com uma solução de l chávena de lixívia para 4,5 1 de água. Pode também utilizar um produto de limpeza recomendado pelo seu fornecedor.