Uma boa drogaria pode fornecer os pequenos bocados de cabedal e os utensílios para os primeiros trabalhos simples em cabedal.
Os utensílios indispensáveis são:
Uma faca com várias lâminas; uma tesoura para cabedal; punções para fazer furos; um maço para couro; uma régua de aço e um furador. Mais tarde, podem adquirir-se várias outras ferramentas para desbastar e gravar em relevo no cabedal.
Como cortar
O mais difícil é conseguir que a faca corte por cima de uma linha marcada, pois a lâmina tem tendência para ziguezaguear. Para evitar que isso aconteça, pode confeccionar um molde de cartão assentando-o sobre o lado direito do cabedal e contornando com um lápis.
Em seguida, marque as linhas com o furador, fazendo força suficiente para que este abra um entalhe que guie a lâmina da faca, Se o cabedal for grosso, não tente cortá-lo de uma só vez. Passe a lâmina uma vez e depois repita os cortes até penetrar em toda a espessura do cabedal.
Assente o pedaço de cabedal que vai cortar numa superfície maleável — por exemplo, restos de placas de vinilo para pavimentos, cartão grosso ou contraplacado —, pois os materiais duros, como o laminado ou o metal, fazem que as lâminas depressa fiquem rompas. Use a régua de aço como guia para cortes rectilíneos.