Os tipos de máquina mais geralmente usados são:
Compactas de foco fixo
Fáceis de usar e de baixo preço, servem perfeitamente para os instantâneos de família. Algumas tem regulação para fotografia com céu encoberto, sol fraco e sol forte. Outras permitem uma escolha limitada de posições para focagem manual.
Compactas automáticas («auto focus»)
Estas máquinas dão. em geral, melhores resultados do que as máquinas de foco fixo e são também de utilização fácil — mas o seu preço é mais elevado. As melhores possuem uma célula que funciona por infravermelhos que faz a focagem automática. A maioria utiliza película de 35 mm e possuiflash incorporado.
Reflex (SLR)
Neste tipo a objectiva da máquina serve também de visor. A focagem é manual, o que a torna mais rigorosa. A máquina possui posições variáveis para a velocidade do obturador c da abertura. O filme utilizado é de 35 mm; podem ser montados vários acessórios e lentes.
Máquinas instantâneas (Polaroid)
Estas possuem um processo de revelação e impressão a cores ou a preto e branco. O filme é de preço elevado e não é possível obter cópias.
Objectivas
Existe actualmente no mercado uma enorme variedade de objectivas intermutáveis, sobretudo para as máquinas SLR. A objectiva-padrão SLR possui uma distância focal (a distância entre a objectiva e a película) de 50 mm, com um ângulo de visão de 47″ — tal como o olho humano.
As teleobjectivas tornam mais próximos os objectos distantes. A distância focal varia de 80 a 500 mm ou mais. Utilizando objectivas de grande angular, as árvores e os edifícios altos podem ser fotografados a curta distância. A distância focal da objectiva é normalmente de 24 a 35 mm.
As objectivas de focal variável («zoom») permitem que se mude rapidamente da grande distância para um grande plano sem trocar de objectiva.
A objectiva macro é indicada para fotografar, por exemplo, insectos ou flores a distâncias multo pequenas — a partir de 1 cm. A objectiva olho-de-peixe destina-seprincipalmente à fotografia desportiva (de 10 a 20 mm) e às chamadas «aberrações» fotográficas — jogos de espelhos, etc.
Aberturas e velocidades do obturador
Como a íris do olho humano se abre mais no escuro e se estreita com luz intensa, também é necessário ajustar o diafragma, na parte da frente da objectiva da máquina, para o adaptar ã luz de que se dispõe (exceptuando as máquinas automáticas).
A velocidade do obturador é marcada em fracções de segundo. O obturador abre-se durante um instante quando se prime o botão, deixando assim a luz penetrar na máquina através da abertura.
Filmes
Nas embalagens dos filmes podem ver-se as letras ISO (do inglês International Standards Organization — Organização Internacional de Normalização) ou ASA (American Standards Associaiion — Associação Americana de Normalização) e um número. Quanto mais alto for o número, mais sensível à luz é o filme. Na sua maioria, os filmes também têm a marca DX, o que significa que a velocidade tio filme ficará automaticamente regulada nas máquinas classificadas com o código DX. Senão foresse o caso, regule a sua máquina para o número do ISO/ASA.
Uma velocidade de ISO 100 ou 200 é adequada para fotografias de exteriores com bom tempo ou instantâneos de família. Dentro de casa, com pouca luz ou luz. de Inverno, prefira um filme mais sensível, como, por exemplo, de ASA 400, ou recorra ao flash se utilizar um filme de ASA 100.
Utilização do «flash»
Muitas máquinas fotográficas, incluindo algumas de baixo preço, possuem flash electrónico incorporado. Algumas operam automaticamente oflash quando a luz ê escassa; outras possuem uma luz de aviso que indica a necessidade de utilização do flash.
As unidades não incorporadas são fixas à máquina com uma «sapata que terá de ser compatível com a máquina cm causa. Algumas têm características especiais, tais como cabeça osciladora, cabeça «zoom» e acessório difusor.
Problemas vulgares Imagens tremidas
Para eliminar a falha de nitidez da imagem provocada pelo tremor acidental da máquina, utilize uma velocidade de obturador de 1/60 de segundo ou mais; carregue no botão cuidadosamente.
Imagem demasiado clara ou demasiado escura
Se não tiver a certeza quanto à exposição a utilizar, tire três fotografias a três exposições diferentes.
Contraste excessivo. Sob sol forte, as partes da fotografia mais iluminadas podem resultar em manchas pálidas, e as partes à sombra aparecer quase pretas. Faia evitar as sombras, utilize o flash sempre que a luz não seja suficiente ou, se puder, coloque o objecto ou pessoa num local apropriado.