As picadas e mordeduras de abelhas, vespas e formigas podem ser dolorosas, masnormalmente não são perigosas. Só no caso de reacção alérgica ou se a picada ou mordedura forem na garganta ou na boca é que pode haver perigo de vida.
Se for picado por uma abelha, o ferrão ficará provavelmente alojado na pele. Retire-o com uma pinça.
Como enfrentar uma reacção alérgica
Uma reacção alérgica generalizada a uma picada, embora rara, pode ocorrer. A vítima sente mal-estar e grande enfraquecimento, sensação de aperto no peito e dificuldades respiratórias. Chame uma ambulância ou conduza a vítima ao hospital.
Picadas na boca ou na garganta
Uma picada na boca ou garganta pode provocar um intumescimento rápido que bloqueie as vias respiratórias.
Dê à vítima um cubo de gelo ou sorvete para chupar, ou água fria para beber, com o objectivo de reduzir o intumescimento.
Se a vítima não respirar, faça imediatamente a respiração artificial e chame uma ambulância ou transporte a vítima ao serviço de urgência de um hospital.
Mordedura de carraça
Não tente arrancar uma carraça. Toque-lhe com um cigarro ou fósforo acesos e a carraça soltar-se-á. Em alternativa, cubra-a com óleo de motor ou óleo ou azeite para tapar os poros por onde ela respira. Se não se soltar imediatamente, deixe o óleo actuar durante meia hora e depois tente tirar a carraça cuidadosamente com uma pinça. Lave a zona com água e sabão e aplique uma pomada ou gel anti-histamínicos.
Nao se deve arrancar carraças nem sanguessugas á força. Espremer um limão para cima para sairem por elas mesmas. Usar a força com um cigarro faz com que regurgitem sangue com possíveis bacterias para o sangue do hospedeiro.