Passe sempre a roupa a ferro de acordo com a temperatura ou símbolo indicados na etiqueta do tecido («Pouco quente» — um ponto; «Quente» — dois pontos; «Muito quente» — três pontos). Comece por passar as peças que exijam a posição de temperatura mais baixa. Passe tecidos escuros ou bordados, de fibras sintéticas, sedas e lãs pelo avesso para evitar que fiquem com lustro. Passe os algodões, excepto o pique, pelo direito, com o nylon, linho, poliéster e mistura de poliéster pelo direito e pelo avesso.
Como passar a ferro camisas e blusas
Com a peça ainda húmida, comece a passar pelas costuras e pinças. Estenda a gola, ou colarinho, sobre a tábua com o avesso para cima e exerça pressão das pontas para o centro. Vire para o outro lado e repita. A seguir, passe as mangas, começando pelo interior e depois pelo exterior dos punhos. Estenda a manga na tábua e passe os lados, evitando a borda superior. Depois, centre a costura subjacente e passe a parte superior.
Se a manga da blusa tiver pregas ou franzidos no ombro, passe-a no passa–mangas ou na ponta da tábua com a ponta do ferro. Coloque os ombros sobre a ponta da tábua, um de cada vez, e passe-os. Depois, estenda e alise as costas da camisa e passe-as, incluindo as costuras externas. Numa camisa com bolso, passe o interior e depois o exterior do bolso. Finalmente, passe as frentes e pendure a peça num espaço quente e aberto para acabar de secar.
Como passar a ferro saias
Primeiro, passe o cós da saia sobre a ponta da tábua. Numa saia pregueada, alinhave a parte superior das pregas e passe um pouco abaixo do cós; vire a saia e passe cada prega a todo o comprimento da dobra. As saias franzidas ou de pregas soltas devem ser passadas da bainha para o cós.
Como passar a ferro calças
Comece pela parte superior das calças, que introduziu na ponta da tábua com o fecho de correr aberto ou os botões desapertados. Vá rociando as calças até ter passado a toda a volta.
Estenda as calças e alise-as sobre a tábua, uma perna em cima da outra, com os lados e costuras alinhados. Dobre para trás a perna que está por cima e passe a face interna da perna de baixo. Volte as calças e repita no outro lado. Depois, passe a face externa de cada perna; faça os vinco com um pano húmido entre o ferro e o tecido.
Como dar bom aspecto aos fatos
Dê uma primeira passagem com um pano húmido e passe segunda vez colocando sobre o fato uma folha de papel pardo. A humidade do pano é absorvida pelo papel e as dobras ficarão melhores.
Mesmo com ferro a vapor, é aconselhável passar o tecido do avesso e sobre um pano humedecido.
Para tirar os foles nos joelhos das calças, vire-as do avesso e estenda a perna de frente sobre a tábua. Coloque por cima um pano húmido e faça pressão com o ferro quente até o tecido ficar liso. Passe de novo a ferro com papel pardo. Depois, utilizando o mesmo processo, estenda as pernas das calças viradas pelo direito e faça os vinco.
Para fazer vinco perfeitos, coloque imediatamente sobre cada área passada a ferro um bloco de pinho natural. O pinho absorve o vapor enquanto o tecido arrefece, deixando um vinco liso. A madeira deverá ter cerca de 5 x x 10 cm de secção e 15 a 30 cm de comprimento.
As lapelas dos fatos devem ser dobradas com suavidade, e não vincadas a ferro. Ao passá-las, coloque sobre elas um pano dobrado para que fiquem lisas, mas sem vinco marcados.
Como utilizar o ferro com pressão
Ao passar os tecidos por pressão, não faça deslizar o ferro. Pouse-o sobre o tecido, exercendo uma leve pressão, levante, pressione a parte a seguir, levante, etc. Esta forma de passar a ferro sem movimento alisa e dá forma aos tecidos, elimina os foles causados pelo uso, devolve corpo ao tecido e permite fazer dobras e vinco perfeitos, mas requer muito cuidado para não marcar nem deixar lustro no tecido.