Todos os discursos são feitos porque eles têm que expor um ponto de vista.
Quando você estiver falando – para uma única pessoa ou para uma plateia inteira – na maior parte das vezes, você está tentando expor uma visão. Você está tentando ver o que você está dizendo. Pelo menos isso é muito evidente quando você está falando em palco. Lá você está tentando fazer com que centenas de pessoas vejam as coisas pelo seu ponto de vista. Portanto, torna-se muito importante que você aprenda a mostrar sua opinião.
Nós já falamos bastante sobre o fator da confiança e sobre como você pode melhorá-lo. É muito importante que você use esses métodos diferentes e melhore sua confiança para que consiga convencer os ouvintes mais eficazmente. Se você tem uma disposição instável, ninguém vai acreditar no que você diz, mesmo que essa seja a voz da razão.
Eis algumas coisas que você deve lembrar quando estiver tentando expor seu ponto de vista, especialmente quando estiver em palco.
Sinta a Plateia
Um bom orador consegue fazer isso. Nos primeiros três segundos, enquanto estão em palco, eles conseguem descobrir se estão falando para uma plateia amigável ou hostil. Você terá que mudar seu discurso de acordo. Não serão necessárias grandes mudanças mas se a plateia for hostil, talvez seja necessário mostrar um ou mais exemplos. É melhor que você se prepare para esse tipo de plateias.
Comece de Forma Interessante
Seu começo deve literalmente grudar as pessoas em seus assentos. Ela deve agarrar a visão da plateia. Ela deve querer te escutar. Comece com um relato interessante, uma citação ou um exemplo. Se você já falou a mesma coisa em outro lugar e isso produziu uma reação na plateia, então você pode usar uma estratégia semelhante, ou até a mesma coisa se você tiver a certeza de que a plateia é totalmente diferente.
Exponha Seu Ponto de Vista no Começo
Alguns oradores aborrecem sua plateia até a morte antes de chegarem ao tema principal. Um começo energético é suficiente para dar o tom inicial. Então vá direto ao ponto. Exponha o ponto de vista em primeiro lugar e se tiver mais relatos e exemplos para dar, inclua-os mais tarde.
Mantenha Sua Postura Corporal
Deixe que todos os gestos, expressões, contato visual, etc. estejam em total funcionamento. É isso que prende a audiência.