Quem não gosta de um bom risotto? Mas aquele tradicional. Por isso vamos aprender dicas para fazer risotto, mas antes vamos conhecer sua história.
O risotto é um prato tipicamente italiano, mas precisamente da região Norte da Itália da Lombardia.
Este saboroso prato vem desde a época do século XI, quando o sul da Itália era dominado pelos sarracenos e eles trouxeram o grão específico para fazer o risotto.
Seu nome significa arrozinho. A lenda da criação do risotto possui duas variações.
Uma conta que um homem rico da Itália, viu sua filha se casar com um simples taberneiro (como se fosse os bares e restaurantes atuais), na festa de casamento foi preparado bastante arroz.
O homem rico jogou uma mistura de açafrão no arroz para estragar a festa, mas exatamente o contrário aconteceu, todos queriam parabenizar o taberneiro e noive pela nova iguaria no prato.
Na outra lenda diz que durante uma festa de casamento, um cozinheiro com ciúmes do outro jogou um pouco de açafrão no arroz, com intenção de estragar a comida feita pelo cozinheiro, mas acabou criando um arroz totalmente diferente, o famoso Risotto Alla Milanese e o cozinheiro da festa foi parabenizado, mesmo sendo o invejoso responsável.
Dicas
É importante estarmos atentos a algumas dicas na hora de fazer o risotto, elas podem transformar seu prato ou transformar em um desastre.
- Cuide sempre o tempo de cozimento, o tipo de arroz e a temperatura do caldo na hora de fazer seu risotto.
- O risotto explora algumas particularidades do arroz na hora do seu preparo. O arbóreo é mais fácil de achar no mercado e de acertar o ponto certo.
- Já o arroz Canarolli demora mais para cozinhar, mas em compensação absorve mais o sabor dos ingredientes usados.
- Para ficar delicioso, devemos ficar atentos a usar pouca manteiga no início do preparo, o arroz e o líquido usado devem estar sempre bem quentes (fervendo).
- Deve ser mexido constantemente, manteiga fria e queijo na finalização. Sempre sirva imediatamente.
- Pode-se adicionar praticamente qualquer alimento no risotto. Por exemplo, as carnes frescas devem estar previamente cozidas e temperadas, para não perderem seu aroma e textura originais.
- Frutas caso acompanhem devem ser adicionadas ao final do prato. Já legumes crus podem ser adicionados no preparo do arroz no risotto.
- Não aconselho a usar panelas de alumínio, aquecem rápido demais. Opte por panelas de ferro fundido ou panelas mais pesadas, pois transmitem bem o calor.
- Lembre-se um bom risotto não deve demorar mais do que 20 minutos.
Receitas
Vou apresentar a receita básica do risotto, sempre será dessa forma, pelo menos o básico. Mudaria apenas os ingredientes adicionais que dariam mais vida ao prato.
- Refoga-se cebola picada na manteiga. Normalmente 1 ou 2 colheres de sopa.
- Adicione o arroz e deixe refogar até todos os grãos ficarem cobertos pela camada de manteiga inicial.
- Adicione a essa mistura vinho branco e seco e diminua o fogo.
- Inclua uma concha de sopa de água ou caldo fervendo.
- Quando estiver quase seco, adicione mais uma concha e fique assim até o arroz ficar cozido, mas AL dente.
- Retire do fogo e misture mais manteiga só que fria e queijo parmesão, além de conferir mais sabor ao seu risotto ainda aumentará sua cremosidade.
Adicione os ingredientes de sua preferência e você terá um delicioso risotto italiano.
Passei pela página e gostei muito das informações dadas! Vou aproveitar muito! Agradecida!