Para saber como fazer sabonete artesanal vai precisar de espaço ventilado e utensílios bem limpos, sendo que estes nunca deverão ser utilizados para cozinhar.
Equipamento necessário
Para fazer sabonete artesanal vai necessitar de alguns materiais e equipamento.
O equipamento de que vai precisar é de:
- uma balança eletrónica bem precisa
- copo grande de vidro / plástico (resistente ao calor) com paredes espessas
- um recipiente para pesar soda caústica
- colher de aço inoxidável (para transportar a soda para o recipiente e mexer a solução)
- uma panela com tampa
- termómetro para temperaturas elevadas
- liquidificador
- luvas de látex
- máscara
- algo para a cabeça
- óculos de proteção
- um roupão.
Lembre-se de ter um pouco de vinagre caso a soda atinja a pele, além de uma outra colher para mexer a massa de sabão, toalhas de papel e moldes (silicone ou madeira, frascos de iogurte, pacotes de sumo) e de película ou toalha (para tapar no final).
Também vai precisar de alguns ingredientes:
- diferentes óleos vegetais
- 61 gr de soda cáustica ou hidróxido de potássio líquido
- aromas cosméticos e culinários
- óleos essenciais e ervas
- argila (para colorir o sabonete e adicionar a propriedade de esfoliação)
- 165gr de água estilada ou água mineral sem gás (que pode ser substituída por leite de coco, cabra, vaca ou soja)
- 500gr de azeite (de preferência virgem extra)
Como fazer:
Agora que já reuniu tudo aquilo de que vai precisar para fazer o seu sabonete artesanal, chegou a hora de pôr mãos à obra.
O primeiro passo é medir a água num copo, onde a seguir vai diluir a soda cáustica. Meça a soda caústica e depois faça a solução. Aos poucos deverá mexer a solução e adicionar a soda cáustica. O importante é lembrar-se que a soda cáustica é derramada na água e não ao contrário. A mistura irá acabar por ficar transparente.
Em seguida, há que medir o óleo e mexer. Meça a temperatura do óleo e solução alcalina. A temperatura ideal estará entre 30ºC e 60ºC, sendo que a diferença entre elas não deverá ser mais do que 5 graus.
Também aqui é importante que não se esqueça que a solução é derramada no óleo e que nunca deverá deixar de mexer. Quando a massa do sabonete ficar homogénea, ligue o liquidificador, mas lembre-se de fazer uma pausa, enquanto mexe, para que o liquidificador não aqueça excessivamente.
Verá como, aos poucos, a massa engrossa, mas não deixe de mexer. Assim, quando a massa começar a ficar esbranquiçada e com um traço, quer dizer que o sabonete já está quase pronto, pelo que poderá começar a por os aromas, corantes e/ou ingredientes secos. Também já poderá por a massa nas formas, com película ou cobrir com toalha velha, e colocar o sabonete num local quente.
Uma das coisas mais importantes no processo de fazer sabonete artesanal é que por esta altura ele terá de passar, antes de mais, ao estado de GEL e, apenas quando ficar completamente arrefecido, é que o poderá tirar da forma, quando já o poderá cortar.