O resumo é uma espécie de exercício que tem a capacidade de combinar síntese e objetividade. Para além disso, é também um texto que apresenta ideias ou factos essenciais desenvolvidos ou escritos num outro texto. O objetivo do resumo é expô-los de uma forma abreviada, respeitando a ordem e o sentido.
Aqui vos deixamos com algumas dicas de como fazer um resumo de forma eficaz.
Dicas para fazer um bom resumo
A elaboração de um bom e desenvolvido resumo, pode subdividir-se em duas fases:
- A compreensão da estrutura do texto que você quer resumir;
- A redação de um novo texto.
A compreensão do texto original deve ser feita da seguinte forma:
- Primeiro você deverá fazer uma leitura global do texto;
- Depois, deverá fazer uma leitura para realizar uma organização do texto. Esta deve ser feita através do levantamento das ideias ou factos mais importantes. Proceda ainda à deteção do seu encadeamento.
- Com um lápis na mão, divida o texto em várias partes. Dê um título a cada uma das partes, assinale as palavras chave, sublinhe os articuladores do discurso, faça um esquema com as ideias expostas e também deve detete as informações dadas pelo título, pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão.
A construção do resumo deve ser feita da seguinte forma:
- A primeira coisa a fazer é escolher as ideias ou factos importantes do texto original que deseja que estejam no resumo.
- De seguida, deverá suprimir as palavras ou frases referentes a ideias ou factos secundários, evitar repetições e redundâncias, interjeições e tudo o que contribua para um estilo particular do texto, pormenores desnecessários, exemplos, citações e pequenas histórias. Também deverá evitar as expressões explicativas, como por exemplo ”ou seja”, ”isto é”, ”quero dizer”, ”dito de outro modo”, ”por outras palavras”, entre outros.
- Tente substituir as frases e enumerações do texto original, por outras que tenham a capacidade de encurtar as frases;
- Mantenha o fio condutor do texto a resumir.
Na construção do resumo você deve:
- Manter os valores mais significativos nos textos que fornecem dados em números;
- Construir o resumo numa linguagem clara e concisa;
- Nunca exprima opiniões pessoais;
- Não repita frases do texto original;
- Respeitar a ordem pela qual as ideias ou factos são apresentados no texto original;
- Articular os parágrafos e as frases.
Sem dúvida alguma que os resumos são ferramentas bastante úteis para o estudo e memorização de qualquer texto escrito. Para além disso, os textos falados também são possíveis de resumir. Por exemplo, anotações de ideias significativas, ouvidas no decorrer de uma palestra, podem vir a fornecer uma versão resumida de um texto oral.