Um portfolio é uma ferramenta importante para expor o seu trabalho.
Com um bom portfolio, ninguém vai querer saber se estudou em certa universidade, se fez o curso x ou y. O eventual patrão vai concentrar-se no que poderá fazer por ele e no seu portfolio.
Dicas para fazer um portfolio de qualidade
Faça um resumo do seu perfil em 5 ou 6 linhas. Pense no Twitter, onde 140 caracteres são suficientes para mandar uma mensagem.
Se você é um designer de varios produtos, deixe de o ser, pois vai ter menos hipóteses no mercado. O melhor que tem a fazer é especializar-se no que de melhor sabe fazer. Mas, se mesmo assim você insistir em dedicar-se a diversas áreas, seja por que motivo for, faça portfolios diferentes em sites diferentes, onde quem visita um, não tenha como saber da existência de outro.
Para elaborar um bom portfolio é preciso ter sentido crítico. Coloque neste apenas as melhores peças que produziu e que revelem o seu grau de especialização. Além disso, se algum cliente aprovou um projeto seu, provavelmente não servirá para o portfolio. Saiba que todos os bons designers e publicitários têm 80% a 100% dos seus portfolios formados por peças fantasma, por isso faça o mesmo.
Contudo, deverá ter consciência que não basta ter um portfolio inteiramente composto por peças fantasma. Estas precisam de ser de boa qualidade.
A verdade é que não existe uma fórmula ou segredo para se fazer um bom portfolio. A melhor estratégia passa sempre por muito trabalho, dedicação, tentativas e muitos erros. Só assim é que conseguirá chegar a um bom resultado.
Para fazer um bom portfolio serão necessárias (em média) 20 a 40 tentativas para que surja um bom logo ou anúncio. Não deverá, nunca plagiar, mas sim procurar por uma boa inspiração em sites ou blogs da especialidade.
A não ser que seja um webdesigner, você não tem qualquer obrigação de ter o site mais bonito. É óbvio que a apresentação conta, mas um designer de produto não necessita de saber utilizar o Flash ou o código ActionScript. Poderá antes utilizar simples álbuns como o Picasa ou o Flickr.
O uso de blogs também não é de todo aconselhável. Podem ter a vantagem de poder assinar o RSS, mas perdem devido ao layout.
Por fim, saiba que parte de como saber fazer um portfolio implicará poupar o tempo do selecionador. Isto porque ele também poderá ser o seu futuro diretor de arte. Deverá mostrar que é uma pessoa direta e prática, mesmo antes dessa pessoa o conhecer. Faça sim um portfolio, objetivo, com apenas 10 a 15 peças.
Tal como no Twitter, seja curto, claro e conciso.