A janela é parte integrante de sua decoração. Assim, deve-se dar uma particular importância à sua pintura. Detemo-nos sobre essa operação para dar-lhe certas dicas que evitarão algumas dificuldades.
FERRAMENTAS PARA PINTAR UMA JANELA
- Esponja
- Fita crepe
- Pincel
- Raspador
- Tinta
PREPARAÇÃO
Para que a nova pintura pegue, e tenha boa aparência, é necessário que a pintura antiga esteja ainda sobre a madeira, e que esta esteja em boas condições, isto é, não carunchada.
Se a pintura formar bolhas, é aconselhável removê-las com um removedor facilmente encontrado no comércio.
Mesmo que o fundo esteja em boas condições, é indispensável limpar convenientemente a janela com aguarrás para desengordurá-la e oferecer uma boa superfície para se aplicar uma boa tinta.
RESPINGO DE TINTA NOS VIDROS
O principal problema na pintura de uma janela é, sem dúvida, fazer com que a tinta não escorra sobre os vidros. A maneira mais simples consiste em colar em torno dos vidros fita crepe, que será retirada após a secagem da tinta.
TÉCNICA DE PINTURA
Pinte de preferência com um pincel de tamanho adaptado aos montantes, travessas e ripas de sua janela.
Pinte antes as travessas começando pelas da parte de baixo e, em seguida, os montantes, sem esquecer as ranhuras dos batentes. Não feche a janela tão logo termine a pintura, a fim de evitar que ela emperre após a secagem da tinta.
Também não bloqueie o ferrolho pintando a janela aberta e manipulando-a antes da secagem da tinta, tendo o cuidado para que as partes não colem e, ao mesmo tempo, possam correr livremente na caixa do ferrolho.
Quando a janela estiver totalmente pintada, passe para o quadro. Se uma moldura deve ser pintada de outra cor, espere que a primeira tinta seque.
Se a tinta respingar nos vidros, retire os pingos após a secagem com uma gilete. Para uma decoração agradável: mantenha uma janela bem pintada.